02/04/2015

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão abre inscrições para sua sétima edição

Compartilhar:

De 2 de abril a 5 de maio, estudantes de jornalismo de todo o país podem inscrever propostas de pauta para o prêmio 

Entre os dias 2 de abril e 5 de maio, estudantes de jornalismo do Brasil inteiro podem inscrever propostas de pauta no 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão – uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais. Autores das três melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias.

Nesta edição os trabalhos devem abordar como tema “Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de hoje”. As inscrições são realizadas pelo site www.jovemjornalista.org.br e o processo permite inscrição individual ou em equipes de até três estudantes por pauta.

Todos os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes e uma indicação para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou internet.

O Prêmio Jovem Jornalista é apoiado por profissionais que fizeram parte da história do jornalismo brasileiro. Fernando Pacheco Jordão, que dá o nome ao prêmio, atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, de repórter a diretor na TV Globo. Ele é hoje conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. Nas edições anteriores, Leonêncio Nossa (O Estado de S. Paulo), Paulo Markun (ex-TV Cultura), Aquiles Lopes (ex-Folha e Diário de Pernambuco), Dácio Nitrini (TV Gazeta), Audálio Dantas (ex-Negócios da Comunicação), Soninha Francine (ex-TV Cultura e ESPN), Milton Bellintani (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo), Letícia Duarte (Zero Hora), Paulo Oliveira (A Tarde – Salvador), Bianca Vasconcellos (TV Brasil – EBC), Alana Rizzo (Veja), Marcos Emílio Gomes (ex-Veja) e Mauri König (Gazeta do Povo – Curitiba)  foram alguns dos mentores que supervisionaram o desenvolvimento de pautas premiadas.

Para o traço do cartaz que ajudará a mobilizar, neste ano, os futuros jovens jornalistas, o convidado foi o artista plástico e designer gráfico Jaime Prades, pioneiro da arte urbana brasileira. Jaime, que nasceu em Madrid mas mora e trabalha em São Paulo desde 1975, também trabalha com instalações, pintura, graffiti, escultura, artdesign e arte aplicada.

Esta sétima edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão conta com o apoio institucional da Fundação Ford, Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos com os temas estabelecidos no regulamento, com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá três projetos de pauta a partir dos critérios relevância, criatividade e execução. As três melhores pautas selecionadas serão anunciadas em junho deste ano.

Desenvolvimento da pauta
A seguir os estudantes selecionados deverão produzir as matérias por eles propostas na pauta entre os meses de junho e setembro de 2015, sob a supervisão de seus respectivos professores orientadores e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. As matérias finais deverão ser entregues até o dia 20 de setembro.

Prêmio especial
Os organizadores oferecem um prêmio especial à melhor matéria produzida pelos alunos. A escolhida será oficialmente divulgada no dia 20 de outubro de 2015, terça-feira, às 20h, no TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, durante a cerimônia do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

O estudante ou equipe que realizar a melhor matéria, juntamente com o seu professor orientador, será contemplada com uma viagem de estudos [programa a confirmar].

Calendário:
Inscrições: 2 abril a 5 de maio
Seleção: 12 a 30 de maio
Anúncio dos vencedores: 3 de junho
Produção da matéria: junho a setembro
Entrega da matéria: até 20 de setembro

Regulamento e Inscrições:
www.jovemjornalista.org.br

Para mais informações:
Instituto Vladimir Herzog
Telefone: 55 11 2894-6650
E-mail: [email protected]

Compartilhar:

Pular para o conteúdo