12/07/2021

Frederick Wassef ameaça jornalista do UOL

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog vem a público para prestar solidariedade a Juliana Dal Piva, jornalista do portal UOL que foi alvo de uma absurda tentativa de intimidação feita por Frederick Wassef, advogado de Jair Bolsonaro.

O ataque aconteceu após Juliana revelar, em uma série de reportagens, o envolvimento direto do presidente da República no esquema criminoso de entrega de salários de assessores na época em que ele exerceu seguidos mandatos de deputado federal, entre os anos de 1991 e 2018.

O trabalho da jornalista é brilhante, relevante e de indiscutível interesse público. Mais do que isso, nos ajuda a entender que há uma verdadeira vocação de Jair Bolsonaro e seus filhos para esquemas de corrupção, muito mais antiga do que os escândalos das vacinas que aos poucos está sendo revelado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal.

A capacidade de jornalistas e comunicadores produzirem e fazerem circular informações e opiniões para a sociedade nunca esteve tão comprometida desde a redemocratização. E quando a ameaça vem de um sujeito que se apresenta como advogado do presidente da República, a situação torna-se ainda mais grave.

Por isso, entendemos que as tentativas de intimidação de Frederick Wassef à jornalista são absolutamente inaceitáveis e exigimos que elas sejam imediatamente investigadas e punidas pelas autoridades responsável, em especial pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

É sempre bom relembrar que, em um Estado Democrático de Direito, a liberdade de imprensa é um direito fundamental e, desta forma, deve ser assegurado o seu exercício ainda que vá de encontro aos interesses dos governantes de ocasião.

Prestamos solidariedade a Juliana Dal Piva e reafirmamos nosso compromisso em acionar todas as vias legais para cobrar representantes públicos e responder aos desafios que atravessamos. Somente assim é que seremos capazes de interromper a escalada de violações à liberdade de expressão e de ataques a jornalistas e comunicadores em todo o país.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo