DOE AGORA

Vigília pela Democracia

Vigília pela Democracia

A pandemia do Covid-19 obrigou a suspensão, em várias capitais brasileiras, das Caminhadas do Silêncio agendadas para 29 de março e 1º de abril, bem como do Ato Unificado Ditadura Nunca Mais, que seria realizado em São Paulo em 28 de março.

Essas ações são parte da memória inquebrantável sobre as consequências do Golpe Militar e da luta incansável contra a violência sistêmica que acomete este país.

Por isso precisamos continuar gritando, para que não se esqueça, para que não se repita: Ditadura, nunca mais! É por isso que a necessidade de suspensão dos eventos não minguou nossos ânimos, mas, sim, reforçou a consciência da importância de se defender a Democracia.

Este é um país que precisa fazer a memória, defender a verdade e promover a reparação e a justiça para o genocídio indígena, os três séculos de escravidão, a ditadura militar e o genocídio das populações pretas, pobres e periféricas.

A Violência do Estado produziu e produz vítimas de várias formas. Torturas, execuções sumárias, desaparecimentos forçados e tratamentos cruéis são uma face da moeda, mas não podemos esquecer das vítimas decorrentes da misoginia, da xenofobia, da perseguição contra a liberdade de expressão, da intolerância política oriunda de atos estatais; enfim, das diversas expressões do autoritarismo.

Também é preciso enfatizar as vítimas de violência social e política do Estado, que agrava a desigualdade social e enfraquece os serviços públicos relevantes, tal como Saúde e na Educação e, principalmente, os serviços de proteção social e econômica diante de tal cenário.

Nesse momento de recolhimento necessário para enfrentar o coronavírus, o moviment0 Vozes do Silêncio convida as pessoas que se importam com essas questões para uma Vigília pela Democracia e pelas Vítimas da Violência de Estado, de ontem e de hoje.

A Vigília consistirá em um conjunto de atos virtuais (pela internet) que ocorrerão nos dias 31 de março e 1º de abril. Muita conversa boa, filmes, entrevistas, depoimentos. Veja a programação em breve no site https://vozesdosilencio.com/ e em nossas redes sociais.

Caso queira participar dessa programação publique sua produção nas mídias sociais com o selo da Vigília pela Democracia.
Clique aqui para baixar a arte.
Use as hashtags: #contraaviolenciadoestado, #vigiliapelademocracia, #vozesdosilencio