Arte em fundo branco com um passarinho vermelho e linhas pretas. O texto diz "2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos. Unicamp e Instituto Vladimir Herzog. Confira! Divulgação do resultado do edital".
27/04/2022

IVH e Unicamp divulgam vencedores de prêmio acadêmico

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgaram nesta quarta-feira (27) o resultado do 2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos (PRADH). Ao todo, foram escolhidos 13 trabalhos de graduação, mestrado e doutorado stricto sensu nas seguintes categorias:

  • Ciências exatas, engenharia e tecnologia;
  • Ciências biológicas e da saúde;
  • Ciências humanas, sociais e econômicas;
  • Artes, comunicação e linguagem;
  • Educação

Também serão entregues 3 prêmios honorários para pesquisadores e acadêmicos que se destacaram em virtude da contribuição de suas pesquisas para os Direitos Humanos. Os contemplados desta edição são:

  • Ailton Krenak – por representar a luta das populações indígenas, alvo de tantos ataques atualmente e por sua atuação como político e como intelectual;
  • Kabengele Munanga – por sua contribuição ao desenvolvimento de políticas afirmativas e sobretudo por sua luta pela introdução da questão racial na educação brasileira, em todos os níveis;
  • Lisete Arelaro – em homenagem póstuma, por sua luta incansável em defesa da educação como um direito humano, pública e para todos, em especial por sua dedicação a garantir esse direito a todas as crianças.

Criado em 2020 para reforçar o compromisso da universidade com a defesa dos Direitos Humanos no Brasil, o PRADH incentiva a criação e a difusão de conhecimentos que contribuam para a proteção e a promoção da dignidade da vida e de todas as formas de existência.

Em sua 2ª edição, o prêmio aceitou candidaturas de trabalhos encerrados e aprovados ao longo de 2021 em instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo. Para conferir a lista completa de vencedores, acesse o site da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo