19/10/2018

Roda de Conversa reúne vencedores do 40º Prêmio Vladimir Herzog

Compartilhar:

Pelo sétimo ano consecutivo, autores das obras selecionadas pelo júri contarão os bastidores, os métodos e as técnicas utilizadas em todo o processo de realização de suas matérias.

Os jornalistas e artistas do traço e fotos que tiveram suas obras escolhidas pela comissão organizadora do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estarão reunidos em São Paulo para a 7ª Roda de Conversa, que acontece no dia 25 de outubro, das 14h às 18h, no Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes).

O evento é voltado especialmente aos alunos dos cursos de Comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de reportagens, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas.

A Roda de Conversa é uma iniciativa das entidades que fazem parte da Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog, são elas: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, Coletivo Periferia em Movimento, Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Instituto Vladimir Herzog, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Além delas, o evento tem o apoio da TV PUC e da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP).

A coordenação é do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, coordenador do Projeto Repórter do Futuro e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. A produção é de Aldo Quiroga, professor e jornalista da TV Cultura, de São Paulo. A mediação, assim como ocorreu nos últimos anos, será dos professores e jornalistas Angelina Nunes e Paulo Oliveira. Também compõem a comissão organizadora do evento os jornalistas Lucas Estanislau, Marcelo Soares e Giuliano Galli.

A atividade será transmitida online por um “PUL – Pacto de Unidade na Luta” de emissoras públicas, privadas, comunitárias e acadêmicas, o que permite que ela possa ser acompanhada em tempo real em todo o país. O link para essa transmissão será divulgado em breve.

Durante a Roda de Conversa, acontece ainda a diplomação das equipes vencedoras do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O prêmio, que está em sua 10ª edição, é destinado a estudantes de Jornalismo de todo o Brasil e, neste ano, teve o seguinte tema: “2018. 70º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil”. Dezenas de equipes enviaram suas propostas de pauta e as três melhores foram selecionadas para produzirem suas reportagens sob a orientação de um professor da instituição de ensino e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. As reportagens produzidas serão apresentadas no dia 26 de outubro.

Confira a seguir a lista com os profissionais que estarão presentes na 6ª Roda de Conversa do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos:

Brum
Jornal Tribuna do Norte
Natal/RN

Gilmar
Rádio Peão Brasil
Santo André/SP

Albari Rosa
Jornal Gazeta do Povo
Curitiba/PR

Mauro Pimentel
Agence France-Presse
Rio de Janeiro/RJ

Paulo Pinto
Fotos Públicas/Revista Exame
São Paulo/SP

Marcelo Henrique Andrade e equipe
Rádio CBN
João Pessoa/PB

Queila Ariadne
Rádio Super Notícia FM
Belo Horizonte/MG

Danyele Soares
Rádio Nacional – EBC
Brasília/DF

Ciara Carvalho e equipe
NE10
Recife/PE

Stefano Wrobleski
InfoAmazonia e Correo del Caroní
São Paulo/SP

Nathan Fernandes
Revista Galileu
São Paulo/SP

Amanda Rossi
BBC Brasil
São Paulo/SP

Mariana Fabre
TV Brasil
Guará/DF

Daniel Motta
Record TV
São Paulo/SP

Serviço
7ª Roda de Conversa com os vencedores do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Data: 25 de outubro
Horário: 14h
Local: Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes)
Entrada aberta e gratuita

Compartilhar:

Pular para o conteúdo