02/05/2017

“Respeitar é Preciso!” inicia suas atividades em 2017 com toda a rede municipal de ensino de São Paulo

Compartilhar:

O projeto Respeitar é Preciso!, uma parceria do Instituto Vladimir Herzog com a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, retomou suas ações, que atingirão, a partir de novo acordo firmado no ano passado, todas as escolas da rede municipal de ensino. Desde março de 2017, a equipe pedagógica do projeto já realizou dois encontros de formação dos integrantes das equipes técnicas das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), que serão responsáveis pela formação dos membros das Comissões de Mediação de Conflitos das escolas – os quais, por sua vez, são os responsáveis por desenvolver o projeto diretamente com seus pares e alunos.

“A formação das equipes técnicas das DREs é estratégica porque as ações nas escolas dependerão principalmente delas, já que, além da formação dos membros das Comissões, caberá a elas o acompanhamento do desenvolvimento do projeto nas escolas”, explica Neide Nogueira, coordenadora educacional do Vlado Educação.

Além dessa etapa já iniciada, o Respeitar apresentará outras ações ao longo deste ano. Em breve, terá início um curso de Educação em Direitos Humanos (EDH) para 1600 profissionais da rede, especialmente gestores das escolas de Ensino Fundamental e supervisores, divididos em oito turmas. Estão previstos também dois seminários para apresentação de trabalhos de professores e alunos (um no segundo semestre de 2017 e outro no ano que vem).

Com o novo desafio de desenvolver o projeto em todas as 1500 escolas da rede municipal de São Paulo, a equipe do Respeitar preparou também algumas mudanças para esta nova fase, a partir da experiência obtida no ano passado. Alguns novos temas foram incluídos no planejamento das aulas (Democracia na Escola, Diversidade e Discriminação, Respeito e Humilhação e Sujeitos de Direito), que devem atingir um número bem maior de participantes, e os encontros com as equipes técnicas das DREs agora acontecem quinzenalmente – em 2015, os encontros foram mensais.  

Portal Respeitar é Preciso!
Outra novidade é o portal do projeto, que já está no ar desde o fim do ano passado. O site disponibiliza conteúdos em textos e vídeos sobre Educação em Direitos Humanos e terá fóruns para discussão de temas da EDH. Nele, os profissionais das escolas e das DREs têm a possibilidade de interlocução formativa com a equipe de formadoras do Vlado Educação e com outros participantes.

 

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo