Pesquisar
Close this search box.

REGULAMENTO

15º PRÊMIO JOVEM JORNALISTA FERNANDO PACHECO JORDÃO

Inscrição

1. SOBRE ESTA EDIÇÃO

1.1 Destinado a estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos de Jornalismo oferecidos no território nacional por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) tem por finalidade incentivar a elaboração de pautas relacionadas aos Direitos Humanos e estimular a reportagem, observando as boas práticas e os princípios do bom jornalismo – método, responsabilidade e ética. Apresenta-se como força auxiliar das escolas de Jornalismo frente ao compromisso de colaborar com a formação dos futuros profissionais da imprensa.

1.2 Nesta 15ª edição, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão convida estudantes de jornalismo de todo o Brasil a elaborarem propostas de pauta que investiguem a precariedade das políticas públicas brasileiras voltadas aos direitos humanos, com destaque para determinadas áreas, como meio ambiente, saúde e educação. O objetivo é fazer com que, a partir de uma perspectiva jornalística, seja possível compreender como a negligência do Estado brasileiro afetou a população e, mais do que isso, ter a dimensão do que precisará ser feito, daqui para frente, o Brasil volte a agir como garantidor e não como um violador de direitos dos seus cidadãos.

1.3 A partir do capital de relações do Instituto Vladimir Herzog, seus conselheiros e parceiros institucionais, a edição 2023 foi concebida para oferecer, em um primeiro momento, à totalidade dos estudantes inscritos, uma aula magna, em formato remoto, proferida por conferencista de renome sobre a arte da reportagem.

1.4 Nesta 15ª edição, serão selecionadas 3 (três) propostas de pauta. Os grupos deverão ser formados por até 3 (três) estudantes e 1 (um) professor orientador ou professora orientadora. Os integrantes de cada grupo vencedor (estudantes mais docente) terão despesas pagas pelo Instituto Vladimir Herzog para participarem do evento de diplomação, em São Paulo, além da cerimônia do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e da Roda de Conversa com os ganhadores. A programação ainda está em definição pelo Instituto Vladimir Herzog e seus parceiros, mas já está definido que ocorrerá em outubro de 2023.

1.5 O Instituto Vladimir Herzog e seus parceiros entendem ser prioridade absoluta aumentar neste projeto a participação de estudantes negros e oriundos de escolas públicas no Ensino Médio. Para isso, foram tomadas as seguintes iniciativas:

  • Inserção, no formulário de inscrição, de campo para que os estudantes indiquem se, ao ingressarem no ensino superior, foram beneficiados por alguma política de ação afirmativa (o que já contempla a questão racial e os estudantes de escolas públicas no Ensino Médio) e um campo de autodeclaração racial para os professores e as professoras;
  • Determinação de que pelo menos 1 (um) dos grupos vencedores tenha, pelo menos, 1 (um) estudante beneficiado por alguma política de ação afirmativa;
  • Divulgação específica do PJJ junto a coletivos de negros e de cotistas em diversas faculdades e universidades brasileiras.


2. INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão aceitas entre os dias 1º e 30 de junho de 2023 exclusivamente por meio do formulário de inscrição disponível no site: www.jovemjornalista.org.br

2.2 As inscrições só serão validadas após leitura integral deste Regulamento e contar com o aceite de todas as suas condições pelos candidatos.

2.3 É permitida a inscrição individual ou em grupos de até 3 (três) pessoas.

2.4 Os membros de um grupo poderão ser alunos de semestres diferentes do curso de Jornalismo, mas obrigatoriamente de uma mesma Instituição de Ensino Superior.

2.5 Não é permitida a participação de alunos em mais de um grupo.

2.6 Somente será aceita uma proposta de pauta por grupo, e esta deverá ser desenvolvida, necessariamente, em vídeo – formato reportagem ou documentário – com duração máxima de 15 minutos.

2.7 As propostas de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor orientador ou de uma professora orientadora vinculados à instituição de ensino dos participantes.

2.8 Cada professor ou professora poderá orientar um total de até 3 (três) equipes de alunos – sejam elas de uma ou mais escolas em que ministrar aulas.

2.9 As propostas deverão considerar o tema desta 15ª edição com pautas desenvolvidas nas regiões onde os candidatos estudam.

2.10 As propostas de pauta também deverão indicar em qual veículo de comunicação – necessariamente da instituição de ensino ao qual o grupo está vinculado – a reportagem a ser produzida será veiculada, bastando para isso nomear o veículo e o editor ou profissional responsável por essa pactuação. (Exemplo: Jornal XYZ, editado pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade ABCDE, sob responsabilidade de Fulano de Tal, editor).

2.11 Cada equipe com proposta de pauta selecionada contará com apoio financeiro para utilizar na realização da peça jornalística produzida em vídeo, sob a orientação de um professor ou uma professora de sua instituição de ensino e de um jornalista-mentor ou uma jornalista-mentora indicados pelo Instituto Vladimir Herzog.

2.12 A título de crédito editorial, todas as produções jornalísticas produzidas no âmbito deste Prêmio deverão conter os seguintes dizeres:

“Este material foi produzido a partir da proposta de pauta vencedora do 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão” [Logomarca do Instituto Vladimir Herzog. São Paulo, Brasil, 2023].

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 O processo seletivo será realizado em duas etapas consecutivas:

  • Etapa 1 – Pré-seleção: Verificação da compatibilidade das propostas aos pressupostos estabelecidos neste Regulamento.
  • Etapa 2 – Seleção: Escolha de 3 (três) propostas de pauta a serem desenvolvidas com as microbolsas oferecidas pelo Prêmio.

3.2 Serão considerados os critérios de coerência, relevância e exequibilidade no processo seletivo das propostas de pauta.

3.3 Pelo menos 1 (um) dos grupos vencedores deverá ter, pelo menos, 1 (um) estudante beneficiado por alguma política de ação afirmativa.

3.4 Em caso de plágio ou outra modalidade de fraude, a proposta de pauta será desclassificada.

3.5 As decisões da Comissão Julgadora não serão passíveis de recursos ou impugnações.

4. COMISSÃO JULGADORA

4.1 O Instituto Vladimir Herzog designará uma Comissão Julgadora formada por especialistas, docentes, pesquisadores da área da Comunicação e do Jornalismo e profissionais da imprensa, que avaliará as propostas e elegerá as 3 (três) pautas a serem premiadas.

4.2 Somente os organizadores e a Comissão Julgadora terão acesso aos projetos, sendo proibida a revelação dos conteúdos das propostas antes da divulgação formal dos resultados.

5. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2023

  • Inscrições: 1º a 30 de junho
  • Processo avaliativo: 1º a 16 de julho
  • Divulgação pautas vencedoras: 21 de julho
  • Reunião virtual com as equipes e mentores: Entre 25 e 28 de julho
  • Produção das reportagens: 1º de agosto a 16 de outubro
  • Entrega final da reportagem e do resumo executivo: até 16 de outubro
  • Diplomação das equipes (evento presencial): 23 de outubro


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.1 A participação no Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão está condicionada à aceitação irrestrita deste Regulamento.

6.2 Este Regulamento prevalecerá sobre qualquer informação divergente que seja divulgada em relação à competição.

6.3 É de inteira responsabilidade dos inscritos o ônus relativo aos direitos autorais de textos, imagens e outros conteúdos que porventura sejam agregados ao trabalho, sendo necessária, portanto, para a etapa seguinte à premiação, em casos de produção audiovisual e ou impressa com utilização de imagens, a expressa autorização dos entrevistados, sejam personagens, especialistas ou imagens de uso generalizado.

6.4 As propostas de pauta e as reportagens devem observar critérios científicos e profissionais na sua execução e o Código de Ética do Jornalista, editado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), revelando competência técnica e nível de conhecimento compatível com as exigências acadêmicas, do mercado de trabalho, e de acordo com a responsabilidade social do futuro profissional.

6.5 Ao se inscreverem, os participantes autorizam automaticamente a Comissão Organizadora do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão a utilizar, editar, publicar e reproduzir, por meio de seu site e de jornais, revistas, televisão, rádio e internet, imagens, conteúdos e qualquer informação contida nas reportagens finais entregues para este concurso, sem restrição de espécie alguma.

6.6 O Instituto Vladimir Herzog e as equipes vencedoras, desde já, autorizam as Instituições de Ensino Superior participantes do Prêmio a divulgar e publicar sua imagem, desempenho, bem como os trabalhos apresentados pelos seus alunos neste certame.

6.7 A escolha dos alunos ou grupos de alunos premiados, dos selecionadores e dos jurados, assim como a decisão sobre casos omissos nesse Regulamento, serão de responsabilidade da Comissão Organizadora, observado o princípio do contraditório e ampla defesa.

6.8 Casos omissos neste Regulamento e que acarretem qualquer espécie de dúvida serão decididos pela Comissão Organizadora do Prêmio.

6.9 Fica eleito o foro da capital de São Paulo (SP) para dirimir quaisquer dúvidas sobre o presente Regulamento.

Pular para o conteúdo