15/03/2023

Vem aí: confira os próximos cursos do Respeitar é Preciso!

Compartilhar:

Três cursos estão programados para o primeiro semestre de 2023 pela parceria entre Instituto Vladimir Herzog e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no âmbito do projeto Respeitar é Preciso!. As formações propõem reflexões a partir do cotidiano escolar, visando subsidiar profissionais para atuar sob a ótica da Educação em Direitos Humanos (EDH).

Os desafios e possibilidades do convívio na escola têm centralidade nos cursos, que se ancoram na complexidade deste ambiente onde emergem muitas questões sociais e territoriais. Na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, o ambiente escolar é, também por isso, espaço privilegiado para aprendizados e vivências em valores democráticos e de direitos humanos.

Por meio das formações, espera-se que educadores e educadoras possam trocar experiências, contando com suporte teórico, para construir reflexões, aguçar o olhar para situações cotidianas e, então, disseminar práticas de EDH em suas escolas. 

Segundo Neide Nogueira, coordenadora de Educação Básica do Instituto Vladimir Herzog, a intenção das formações é fortalecer o respeito mútuo como cultura no ambiente escolar, por meio de práticas que alcancem a comunidade escolar inteira e perpassem todo o cotidiano: “O que discutimos é como a atitude do respeito mútuo pode se entranhar na vida da escola, de tal forma que todos possam se reconhecer e ser reconhecidos como sujeitos de direitos”

A educadora explica que, para fazer valer essa igualdade, é importante primeiro observar onde estão as desigualdades e discriminações e, a partir daí, pensar em quais mudanças são necessárias na organização da escola. Os cursos do Vladimir Herzog, mediados por uma equipe de formadores e formadoras, convidam a este trajeto reflexivo.

Os cursos destinam-se a profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e se articulam com instâncias de participação presentes na rede, como Grêmios Estudantis e Comissões de Mediação de Conflitos. Para se inscrever, cada profissional deve seguir o processo estipulado pela sua Diretoria Regional de Ensino. 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo