14/11/2017

Respeitar é Preciso! lança campanha “Por uma escola livre de violência”

Compartilhar:

O Respeitar é Preciso!, projeto de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, lançou no mês de outubro uma campanha para refletir sobre a violência nas escolas. Já estão disponíveis no portal filmes, textos e entrevistas sobre os conflitos, violências e injustiças no ambiente escolar.

Em artigo publicado para dar início aos conteúdos especiais, a equipe do projeto afirmou que tanto os adultos quanto os estudantes são agentes e vítimas dessas violências. Do ponto de vista dos alunos, algumas das violências mais sentidas – e permanentes – são o não atendimento de suas necessidades de aprendizagem e a falta de sentido do que se ensina e do que se aprende, que acabam funcionando como formas de submissão. Outra é a invisibilidade dos alunos gerada pela falta de escuta, de espaços de participação e de reconhecimento de suas demandas”, aponta o texto, que pode ser lido na íntegra aqui.

Outra novidade do Respeitar são os hangouts, transmissões ao vivo exclusivas para os educadores da rede municipal, em que a equipe do projeto recebe convidados especiais para conversar sobre um tema específico. No total, os três Encontros Temáticos já realizados alcançaram mais de 250 educadores, que participaram enviando dúvidas e sugestões.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo