DOE AGORA

Prêmio Vladimir Herzog celebra defesa pelos direitos humanos e homenageia jornalistas que se eternizaram por essa luta

Prêmio Vladimir Herzog celebra defesa pelos direitos humanos e homenageia jornalistas que se eternizaram por essa luta

37ª edição do prêmio teve como destaque matérias de “O Estado de S. Paulo” e “Época Negócios”; Mino Carta, Mauro Santayana, Eduardo Galeano e Daniel Herz foram homenageados

O Tuca, teatro da Pontifícia Universidade Católica, em São Paulo, recebeu, no último dia 20 de outubro, a 37ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Considerado uma das mais tradicionais e respeitadas láureas de jornalismo do país, o Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado por onze instituições, entre elas o Instituto Vladimir Herzog. Veja aqui a lista completa com as onze entidades.

Neste ano foram 612 trabalhos inscritos – recorde da década – em oito categorias. Os vencedores já haviam sido anunciados no último dia 30 de setembro e, na noite de 20 de outubro, foram ao Tuca receber o tradicional troféu desenhado pelo artista Elifas Andreato.

Entre os vencedores, destaque para Leonencio Nossa, do jornal “O Estado de S. Paulo”, que venceu o prêmio na categoria “Jornal” pelo segundo ano consecutivo, desta vez com a matéria “Favela Amazônia” – uma abordagem que saiu do foco ambiental para explorar o ângulo social das pessoas que vivem na região amazônica.

Já na categoria “Revista”, o prêmio ficou com Cristina Barbieri, da “Época Negócios”, pela matéria “Os filhos do Bolsa Família”, que mostra como vive a primeira geração de crianças beneficiadas pelo programa do Governo Federal.

Prêmio Especial Vladimir Herzog
Repetindo o que já é feito desde 2009, a Comissão Organizadora do prêmio elege jornalistas para serem homenageados pelos relevantes serviços prestados ao longo da carreira às causas da democracia, paz, justiça e contra a guerra. Neste ano, os homenageados foram: Daniel Herz (in memoriam), Eduardo Galeano (in memoriam), Mauro Santayana e Mino Carta.

As famílias de Daniel Herz e de Eduardo Galeano receberam os troféus, enquanto Audálio Dantas recebeu a homenagem em nome de Mauro Santayana, ausente por problemas de saúde. Audálio aproveitou para ler o artigo “Vladimir Herzog e a sanha do mal no combate à liberdade”, publicado por Santayana em seu blog no dia anterior ao da premiação. Veja aqui o artigo na íntegra.

Mino Carta esteve na cerimônia, recebeu a homenagem e relembrou seus esforços para tentar ajudar Vladimir Herzog no dia em que ele decidiu se apresentar voluntariamente à sede do DOI-CODI, mas acabou sendo torturado e assassinado pelas forças da repressão.

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
A cerimônia no Tuca marcou também a entrega do 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Especialmente voltado aos alunos de jornalismo, o prêmio recebeu, neste ano, a inscrição de mais de 200 estudantes, oriundos de 17 estados do Brasil.

Em junho a comissão julgadora escolheu as três melhores propostas de pauta e, desde então, os três grupos tiveram o auxílio de jornalistas mentores para a produção dos trabalhos indicados nas suas pautas. Veja aqui a lista com as três pautas vencedoras e as matérias produzidas.

Durante a cerimônia, a equipe da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) foi anunciada como autora da melhor das três reportagens, ganhando e uma viagem de estudos para Berlim, na Alemanha. A equipe foi composta pela estudante Joyce Heurich, pela professora orientadora Luciana Kraemer e pela jornalista mentora Bianca Vasconcelos.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma realização do IVH e conta com o apoio da Ford Foundation, da Abraji e da Intercom.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing