20/03/2019

Prêmio Internacional de EDH Óscar Arnulfo Romero recebe inscrições

Compartilhar:

Iniciativa reconhece a atuação de escolas e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas com foco no direito à educação, à convivência na escola, à paz, às liberdades, à inclusão e aos direitos humanos.

Estão abertas até dia 7 de maio as inscrições para a etapa nacional do Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, promovido pela Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura – OEI, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime.

A iniciativa reconhece a atuação de escolas e organizações da sociedade civil (OSC), que desenvolvem programas com foco no direito à educação, à convivência na escola, à paz, às liberdades, à inclusão e aos direitos humanos.

Os candidatos podem inscrever seus projetos na Categoria A – Escolas (educação formal) ou na Categoria B –OSC’s (educação não formal). O júri,­ formado por técnicos da OEI e Fundação SM, e especialistas na área de educação em direitos humanos, selecionará duas experiências vencedoras por categoria.

As experiências nacionais vencedoras, tanto na categoria A como na categoria B, serão homenageadas com um certificado de menção especial e participam da etapa internacional.

A etapa internacional da premiação deve ocorrer até setembro, quando serão escolhidos dois finalistas em nível ibero-americano em ambas as categorias. Os premiados receberão U$ 5 mil (cinco mil dólares) para investir nas iniciativas apresentadas no concurso. A entrega do prêmio está prevista para ocorrer no último trimestre do ano.

Além do Brasil, o Prêmio alcança escolas e OSCs de 19 países da Ibero-América: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Óscar Arnulfo Romero – Óscar Arnulfo Romero, Monsenhor Romero, foi um sacerdote de El Salvador, o quarto arcebispo da metrópole e foi um firme defensor dos direitos humanos. Foi assassinado no dia 24 de março de 1980 durante a celebração de uma missa. O fato é visto como um dos motivos que desencadeou a guerra civil no país que durou 12 anos e deixou para trás cerca de 100 mil mortos. Em 14 de outubro, o Papa Francisco canonizou-o, fazendo dele o primeiro santo de El Salvador. A sua figura dá o nome a este prêmio.

SERVIÇO
Prêmio Internacional de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero
ETAPA NACIONAL
Inscrições: de 20 de fevereiro a 7 de maio
Regulamento: premioddhhromero-como-participar

Compartilhar:

Pular para o conteúdo