11/08/2017

Portal Memórias da Ditadura será atualizado com novos conteúdos

Compartilhar:

Lutas dos trabalhadores rurais e dos povos indígenas estão entre os temas que serão acrescentados ao site.

O portal Memórias da Ditadura receberá novos conteúdos em mais uma fase de atualização do já extenso repertório disponibilizado pelo site. Graças ao patrocínio da Caixa, serão acrescentados materiais sobre a luta dos trabalhadores rurais e das populações indígenas contra a ditadura militar. A parceria também irá viabilizar uma série de manutenções no site, a fim de facilitar a consulta aos diferentes temas e ampliar a divulgação do portal.

Os novos conteúdos, relacionados aos trabalhadores rurais e aos povos indígenas, são oriundos, principalmente, de pesquisas da psicanalista, jornalista e crítica literária Maria Rita Kehl, que se dedicou aos temas durante os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade do Governo Federal – da qual foi integrante – que duraram de 2012 até 2014. A expectativa é que os novos materiais já estejam disponíveis para consulta no portal Memórias da Ditadura até o final deste ano.

O portal
Desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog em 2014, o portal Memórias da Ditadura é o maior acervo online sobre a história da ditadura militar no Brasil. Um dos objetivos do projeto é levar informações sobre esse período da história do país a quem não a vivenciou, ou seja, os jovens de hoje. Nesse sentido, destaca-se a área do site destinada a professores e educadores em que são disponibilizados planos de aula e materiais didáticos.

No final do ano passado, o portal passou por um extenso processo de atualização em que foi criada a sessão “CNViva”. Nela, foram incorporadas as discussões e recomendações da Comissão Nacional da Verdade, que teve como objetivo apurar as graves violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura.

Ao longo de todo o ano de 2016, o portal Memórias da Ditadura recebeu mais de 700 mil visitas, tornando-se a plataforma do Instituto Vladimir Herzog mais visitada pelo público.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo