30/11/2022

Nova exposição sobre Vladimir Herzog é lançada no Google Arts & Culture

Compartilhar:

“Vlado em família” é a terceira exposição virtual lançada em memória a Vladimir Herzog na plataforma Google Arts & Culture pelo Instituto Vladimir Herzog, com apoio da família Herzog e do Itaú Cultural.

Visite a exposição virtual

A mostra traz um olhar do jornalista e cineasta para a intimidade, a partir do Acervo Vladimir Herzog, que possui mais de 2000 negativos, slides e fotografias de sua autoria. Segundo os curadores, Carolina Vilaverde e Luis Ludmer, “era inegável o prazer de Vlado por perenizar rostos e poses de esposa e filhos, mas não podemos deixar de notar igualmente que sua prática fotográfica não tem nada de ordinário”. 

Ao expor a sensibilidade de Vlado, além de sua luta por democracia e liberdade de expressão, o Instituto Vladimir Herzog pretende humanizar e manter vivo o legado de sua produção artística. Assim como “Vlado em família”, já estão disponíveis para visitação virtual na mesma plataforma “A Vida de Vladimir Herzog” e “Viagem a Canudos”.

“É fundamental poder difundir a vida de Vlado, sua participação no espaço público brasileiro, seus interesses, ideias e projetos”, afirma Gabrielle Abreu, historiadora e coordenadora da área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. “Sobretudo nesse momento de reconstrução da sociedade brasileira, acreditamos na importância de resgatar esses anseios e trajetórias”, completa.

EXPOSIÇÃO “VLADO EM FAMÍLIA”

O olhar de Vladimir Herzog sobre a intimidade

A maior parte dos itens que compõem o Acervo Vladimir Herzog são fotografias, dentre elas a quase totalidade foram  tiradas por ele: retratos de família,  passeios, viagens e ambiente doméstico. Clarice Herzog afirma que “Vlado era o fotógrafo oficial da família”. Era inegável seu prazer de perenizar rostos e poses de esposa e filhos, mas não podemos deixar de notar igualmente que sua prática fotográfica não tem nada de ordinário. Há nela não só uma cuidadosa atenção ao detalhe, mas também uma busca frequente de ângulos e enquadramentos invulgares, além de uma constante atração por aquilo que é belo. 

Pesquisa e curadoria – Carolina Vilaverde e  Luis Ludmer
Montagem – Carolina Vilaverde
Textos – Luis Ludmer
Digitalização das obras – Acervo Vladimir Herzog
Traduções – Nayara Garófalo (PT/EN) e Naiara Farias (PT/ES)

REALIZAÇÃO

Instituto Vladimir Herzog
Presidente – Clarice Herzog 
Presidente do Conselho Deliberativo – Ivo Herzog
Diretor Executivo – Rogério Sottili
Memória, Verdade e Justiça – Gabrielle Abreu (coord.), Diego Santos, José Vicente Kaspreski, Mayara De Lara e Rafael Schincariol
Comunicação – Lucas Barbosa (coord), Raquel Melo, Gabriela Teixeira e Natália Pesciotta

APOIO – Itaú Cultural

Compartilhar:

Pular para o conteúdo