07/04/2017

Memórias da Ditadura apresenta entrevistas exclusivas sobre a ditadura militar brasileira no YouTube

Compartilhar:

A seção CNViva, lançada em dezembro do ano passado como parte da atualização do portal Memórias da Ditadura, tem como objetivo principal apresentar os dados da Comissão Nacional da Verdade (CNV) de forma acessível. Um dos destaques dos novos conteúdos propostos é uma série de entrevistas com pesquisadores e figuras importantes daquele período de nossa História, que desde dezembro vêm sendo disponibilizadas no site e no canal do Instituto Vladimir Herzog no YouTube.

A equipe responsável pelo portal já registrou o depoimento de nove pessoas, cada uma com enfoque em um tema específico sobre a ditadura militar no Brasil. Das nove entrevistas já realizadas, cinco já estão disponíveis para o público e as demais estão em processo de edição e serão lançadas até o próximo mês.

José Luiz Del Roio, assessor da Comissão Nacional da Verdade, contou sobre o exílio e a produção de livros clandestinos no período. Sebastião Neto, secretário-executivo do Grupo de Trabalho 13 da CNV, falou sobre o tema “Ditadura e Repressão aos trabalhadores e trabalhadoras e ao movimento sindical”. A professora Lisete Arelaro, titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), foi entrevistada sobre a educação brasileira após o golpe de 1964. Francisco Jesus da Paz, professor da pós-graduação da PUC-SP, discorreu sobre a resistência de militares na ditadura brasileira. E a advogada e ex-militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) Darci Miyaki falou sobre clandestinidade.

Confira as entrevistas exclusivas:

Compartilhar:

Pular para o conteúdo