03/05/2019

Laerte Coutinho recebe Troféu Averroes neste domingo no Hospital Premier

Compartilhar:

 A cerimônia acontece a partir das 16h30 no Centro Cultural Jardins de Soraya do Hospital Premier, em São Paulo.

Com informações da Oboré Projetos Especiais

Neste domingo, dia 5 de maio, será realizada a entrega do Prêmio Averroes 2019 para a cartunista Laerte Coutinho. A cerimônia acontece a partir das 16h30 no Centro Cultural Jardins de Soraya do Hospital Premier, em São Paulo, localizado na Rua Francisco Dias Velho, 1246, Vila Cordeiro/Brooklin – SP.

O Troféu Averroes é uma comenda criada em 2008 fruto da parceria do Hospital Premier com a OBORÉ e oferecida a personalidades do mundo cultural, científico e acadêmico que têm como marca o fato de serem pioneiras em suas áreas de atuação e ao mesmo tempo generosas e compartilhadoras de conhecimento.

“Tem um sentido de apontarmos para a sociedade essas figuras como exemplos. Exemplos de um processo civilizatório de convivência com a diversidade. A Laerte é pioneira, compartilhadora, e preenche todos os requisitos do prêmio”, afirmou Samir Salman, médico superintendente do Hospital Premier, na cerimônia de anúncio que ocorreu na noite do dia 16 de março, sábado.

O nome de Laerte foi o escolhido pelo conselho curador do Prêmio por sua importante contribuição ao terreno das artes e do jornalismo marcada pelo olhar vigilante e de denúncia sobre o cotidiano do Brasil e pelo seu protagonismo nas lutas no movimento LGBT+. Laerte integrou a equipe semente e fundadora da OBORÉ, na década de 1980.

“Eu continuo fazendo o que eu sei fazer, o que eu gosto de fazer, e continuo me colocando em uma posição que eu acho que é a mais correta e que me interessa quanto futuro da humanidade, quanto perspectiva”, comentou Laerte naquela noite.

Saiba mais
O Prêmio Averroes enaltece o pioneirismo e a generosidade intelectual. Foi concebido em 2008 pelo ativista e escritor ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio. Mas ficou por conta do talento do artista plástico Jaime Prades a materialização de todos os conceitos e objetivos traçados para o troféu: uma premiação anual que reconheça o talento de pesquisadores, professores e profissionais em compartilhar conhecimento, em toda e qualquer área de atuação.

A peça, uma placa de aço carbono oxidado dividida em duas partes, mede 33 x 24 cm. Foi trabalhada em cortes de grafismos vazados inspirados nos padrões florais em relevo das paredes da Mesquita de Córdoba, o maior feito da cultura árabe na Espanha e símbolo do seu mais evoluído período. As letras vazadas correspondem a todas as maneiras de nomear Averroes no alfabeto latino e em árabe. Simbolizam a união do Oriente e do Ocidente na expressão da letra – a manifestação do intelecto pela linguagem.

O Premier, realizador do Prêmio, é um hospital de retaguarda dirigido por um grupo de profissionais da área da saúde dedicado ao atendimento de pessoas idosas e pacientes em cuidados paliativos. Na última década, seu compromisso institucional tem sido dialogar com a sociedade através de ações que envolvem as artes, as ciências, a comunicação e a cultura a fim de que as práticas paliativistas sejam mais conhecidas do público leigo como um direito humano inalienável.

Já foram homenageados com o Prêmio Averroes o médico Marco Tullio de Assis Figueiredo, pioneiro na implantação dos cuidados paliativos no Brasil (2008); a educadora Ausonia Donato, diretora do Colégio Equipe e pesquisadora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2009), Luiz Hildebrando Pereira da Silva, cientista, pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (2010), a escritora e psicóloga social Ecléa Bosi (2011), o jornalista, professor e pesquisador Manuel Carlos Chaparro (2012) e o médico bioeticista, pesquisador e professor José Eduardo de Siqueira (2013), o teólogo brasileiro, escritor,  professor universitário e militante dos direitos humanos Leonardo Boff (2014) e o jornalista e escritor Audálio Dantas (2017).

SERVIÇO
Prêmio Averroes – Pioneiro e Compartilhador 2019 
Homenagem a Laerte Coutinho
Data: 5 de maio de 2019, domingo, às 16h
Local: Jardins de Soraya – Rua Francisco Dias Velho, 1246 – Vila Cordeiro
Informações: [email protected]

Compartilhar:

Pular para o conteúdo