Pesquisar
Close this search box.

Cerimônia de premiação

Vencedores da 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista exibem seus troféus após audição pública das reportagens produzidas (Foto: Alice Vergueiro)
Instituto Vladimir Herzog exibe minidocumentários produzidos por estudantes de jornalismo vencedores do prêmio jovem jornalista

Estudantes de jornalismo vencedores da 15ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão apresentam na próxima segunda-feira, 23 de outubro, os três minidocumentários produzidos no âmbito do projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog.

O evento acontece no Itaú Cultural, em São Paulo, a partir das 18h, e terá a presença de importantes nomes do jornalismo brasileiro. Para participar, é necessário se inscrever no site jovemjornalista.org.br. Os inscritos ganharão materiais exclusivos sobre a história do jornalismo brasileiro, produzidos pelo Instituto Vladimir Herzog, e ainda terão direito a um voucher para participarem de uma palestra com um grande da imprensa brasileira da atualidade.

Os minidocumentários que serão exibidos no Itaú Cultural são fruto de um longo trabalho que começou com a inscrição de propostas de pauta sobre o tema “Novas e velhas lutas: qual o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil?”. As três melhores propostas foram selecionadas pelo Instituto Vladimir Herzog e receberam uma bolsa e a mentoria de jornalistas profissionais para serem transformadas em minidocumentários jornalísticos.

15 anos de projeto
O PJJ chega a sua 15ª edição. Ao longo destes 15 anos, a iniciativa possibilitou que jovens estudantes desenvolvessem importantes trabalhos jornalísticos sobre os direitos humanos. A iniciativa busca contribuir com a formação de estudantes de jornalismo de todo o território nacional, simulando a lógica de uma redação profissional.

Desde sua criação, o prêmio viabilizou cerca de 70 reportagens de importante conteúdo investigativo. Além disso, foram mais de 2.800 estudantes inscritos, 198 universidades e faculdades de Comunicação e mais de 700 professores orientadores.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa. Falecido em 2017, Pacheco Jordão atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, incluindo emissoras de rádio, de televisão e jornais de circulação nacional.

Confira aqui a lista dos vencedores desta 15ª edição, que terão seus trabalhos exibidos no dia 23 de outubro, no Itaú Cultural.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma realização do Instituto Vladimir Herzog, desenvolvida com o apoio de Oboré Projetos Especiais, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Periferia em Movimento, Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e TV Cultura. O patrocínio é de Petrobras e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

cerimônia de premiação do 15º prêmio jovem jornalista

Data: 23 de outubro de 2023, segunda-feira
Horário: A partir das 18h
Local: Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP)
 
 
Os inscritos ganharão materiais exclusivos sobre a história do jornalismo brasileiro, produzidos pelo Instituto Vladimir Herzog, e ainda terão direito a um voucher para participarem de uma palestra com um grande da imprensa brasileira da atualidade.
Pular para o conteúdo