21/11/2022

Iniciativa do IVH ganha Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Compartilhar:

O projeto Mulheres que Lutam por Memória, Verdade e Justiça Ontem e Hoje, do Instituto Vladimir Herzog, é um dos vencedores da 5ª edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade. A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em organizações do 3º setor, empresas e órgãos públicos.

Ao todo, o Selo está dividido em 12 categorias: Infância e Adolescência; Igualdade Racial; Pessoas Imigrantes; Juventude; LGBTI; Mulheres; Pessoas com Deficiência; Pessoas em Situação de Rua; Pessoas Idosas; Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas; Povos Indígenas e Transversalidades. Por contemplar mais de uma temática e possuir mais de um público alvo, o Mulheres que Lutam venceu na categoria Transversalidades.

Com o reconhecimento, o IVH passa a integrar durante 1 ano a Rede de Organizações do Selo, um grupo formado pelas instituições da atual edição com o objetivo de fomentar a troca de experiências e aprofundar o conhecimento sobre direitos humanos e diversidade. E em dezembro, durante o Festival de Direitos Humanos da SMDHC, participará da cerimônia de premiação com as outras organizações da Rede.

Mulheres que Lutam

Disponível no portal Memórias da Ditadura, o projeto Mulheres que Lutam por Memória, Verdade e Justiça Ontem e Hoje difunde didaticamente a história das mulheres que atuaram pelo direito à memória, à verdade e à justiça em relação à violência de Estado no período pós-redemocratização. 

Diante da negligência do Estado em enfrentar o tema, mães e familiares de jovens assassinados se uniram e se unem por justiça. São elas, em sua maioria, mulheres negras e periféricas, o que denuncia o recorte racial que marca a temática no Brasil.

Com entrevistas e textos das jornalistas do Nós, mulheres da periferia, a iniciativa segue o caminho trilhado pelo IVH de amplificar essas histórias para a garantia do direito à memória e à verdade, ajudando a denunciar as violações de direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo