11/05/2023

Instituto Vladimir Herzog pede à ONU que pressione governo brasileiro a investigar chacina do Jacarezinho

Compartilhar:

Fotos: Ellen Marques

O Instituto Vladimir Herzog se reuniu hoje (11) com a Assessora Especial do Escritório da ONU para Prevenção do Genocídio, Alice Wairimu Nderitu, e solicitou que a Organização das Nações Unidas indiquem ao Estado brasileiro a necessidade da investigação da chacina do Jacarezinho e de outras chacinas ocorridas no Rio de Janeiro e no Brasil nos últimos anos.

No dia 6 de maio, aniversário de dois anos da chacina do Jacarezinho, o Instituto lançou um relatório que detalha os fatos do maior massacre da história do Rio de Janeiro, quando 28 pessoas foram assassinadas.

Mães e familiares das vítimas da chacina do Jacarezinho recebem relatório do IVH.

Elaborado em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, o documento traz depoimentos de mães e familiares, recomendações ao Estado e uma análise do caso pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e sua Ouvidoria. Uma cópia do relatório foi entregue à assessora especial da ONU por Sandra Gomes, do Movimento Mães de Jacarezinho.

Das investigações sobre as mortes, apenas três acusações foram apresentadas ao Poder Judiciário e somente uma teve seguimento.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo