Alunos assistindo exibição de depoimento sobre a ditadura
06/06/2022

IVH e Museu da Pessoa realizam rodas de conversa sobre a ditadura

Compartilhar:

Alunos reunidos durante debate sobre ditadura em escola municipal de São Paulo
Foto: Museu da Pessoa
Alunos reunidos durante debate sobre ditadura em escola municipal de São Paulo
Foto: Museu da Pessoa
Alunos assistindo exibição de depoimento sobre a ditadura
Foto: Museu da Pessoa
Estudantes reunidos assistindo depoimento sobre a ditadura
Foto: Museu da Pessoa

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) e o Museu da Pessoa realizaram nos dias 26 e 27 de maio duas rodas de conversa sobre a ditadura militar em escolas da rede municipal de São Paulo. As atividades fizeram parte do lançamento de Cotidianos Invisíveis da Ditadura, projeto que reúne histórias sobre a vida em São Paulo durante o regime militar.

Reunindo professores, coordenadoras pedagógicas e alunos do 9º ano da EMEF Vladimir Herzog, localizada no bairro de Cidade Tiradentes, e da EMEF Ary Parreiras, na Vila Babilônia, a apresentação do projeto foi conduzida por representantes do Instituto e do Museu, que exibiram alguns dos vídeos da coleção de depoimentos em primeira mão para a comunidade escolar.

“A partir desses vídeos, iniciamos os debates sempre numa tentativa de aproximar os temas dos depoimentos com as realidades dos estudante”, conta Gabrielle Abreu, coordenadora da área de Memória, Verdade e Justiça do IVH, que participou das atividades na EMEF Ary Parreiras. “Então estimulamos conversas sobre território, violência, autoritarismo, e sobre a escola também, ensino, cerceamento político.”

Para Abreu, as rodas de conversa ajudaram os alunos a aguçarem seus olhares sobre os próprios cotidianos e entenderem que toda história vale ser escutada e compartilhada, inclusive as deles. “Foi também um exercício de autoestima para que eles reflitam sobre as próprias realidades e se entendam enquanto agentes transformadores e políticos. Até brincamos que as histórias deles também podem virar uma peça de museu, que as pessoas vão dedicar tempo a escutar e entender.”

Confira abaixo os registros das atividades:

Compartilhar:

Pular para o conteúdo