06/06/2022

Manifestamos preocupação com desaparecimentos de indigenista e jornalista na Amazônia

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog manifesta publicamente enorme preocupação com os desaparecimentos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Philips. Os dois estão desaparecidos desde a manhã de domingo, 5 de junho, na região do Vale do Javari, na Amazônia (AM).

Bruno ocupou o cargo de agente indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) por quase uma década e, segundo amigos e parentes, é um profundo conhecedor da região. Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), ele vinha sendo alvo de ameaças de morte de garimpeiros, madeireiros e pescadores.

Dom Phillips, por sua vez, é correspondente do jornal “The Guardian” – uma das publicações jornalísticas mais combativas do mundo no que diz respeito à questão ambiental. Erradicado no Brasil há quinze anos, se dedica, especialmente, a cobertura de temas ligados às populações indígenas.

Permaneceremos atentos aos desdobramentos do caso e, acima de tudo, prestamos solidariedade aos amigos e familiares de Bruno e Dom, nos colocando à disposição de todos para colaborar com as buscas e auxiliar no que for necessário.

Por fim, reiteramos publicamente a necessidade de que as autoridades responsáveis, como a Polícia Federal e a Marinha, se dediquem de forma absolutamente prioritária à busca dos dois desaparecidos.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo