22/10/2015

IVH lança biografia de Vlado para público infantojuvenil

Compartilhar:

Escrito pela historiadora Marcia Camargos, “Um menino chamado Vlado” se inspira em episódios da vida de Vlado para explicar a crianças e jovens o que foi a ditadura militar brasileira

Como parte das atividades para relembrar os 40 anos do assassinato de Vladimir Herzog por agentes da ditadura, a historiadora Marcia Camargos lança o livro Um menino chamado Vlado, um resgate da vida do jornalista especialmente voltado para o público infantojuvenil.

Mesclando ficção e realidade, a obra parte de depoimentos feitos por familiares, colegas de escola, de militância e de profissão para resgatar a vida de Vladimir Herzog desde a sua infância na Itália, abordando também sua formação e suas atividades além do jornalismo.

Marcia Camargos conta como Vlado começou a escrever para o jornal O Estado de S. Paulo, em 1959, e mudou seu nome para Vladimir, por soar menos exótico. O relato prossegue no início da década de 1960, quando se casou com Clarice Herzog e, após o golpe militar de 1964, passaram uma temporada na Inglaterra e tiveram dois filhos, Ivo e André. Em 1968 a família voltou ao Brasil e em 1975, pouco antes de seu assassinato, Vladimir foi chamado para dirigir o jornalismo da TV Cultura.

O intuito do livro é explicar aos jovens e crianças o que foi a ditadura instalada em 1964, bem como os movimentos de oposição e resistência ao regime, tendo como fio condutor a historia de Herzog, com formato e linguagem próprios para o público infantojuvenil.

O lançamento da biografia Um menino chamado Vlado, de autoria de Marcia Camargos, será em outubro, em data e local a serem anunciados.

Serviço
Lançamento do livro Um menino chamado Vlado, de Marcia Camargos
Data: 04 de novembro (quarta-feira)
Horário: 
das 19h às 21:30
Local: Livraria da Vila Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros – São Paulo/SP)

Instituto Vladimir Herzog
(11) 2894-6650
[email protected]

Compartilhar:

Pular para o conteúdo