Exposição Antonio Benetazzo

Compartilhar:

Exposição Antonio Benetazzo
Teaser: Entre Imagens - (Intervalos)

Dividida em seis partes que revelam os eixos temáticos e as variedades estilísticas do autor, a mostra – inaugurada em abril no CCSP e em outubro no CFCCT – reúne o maior número de obras de Benetazzo já encontradas, todas espalhadas em casas de amigos e parentes. A exposição coroa o inédito projeto desenvolvido desde 2014 pela Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo (CDMV/SMDHC).

A exposição é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Centro Cultural São Paulo e conta com apoio do Instituto Vladimir Herzog.

Na mostra o público conheceu cerca de 90 obras, incluindo os desenhos realizados em 1971, quando o artista esteve na clandestinidade, alguns estudos, além de objetos pessoais e cópias do jornal Imprensa popular, publicação oficial do Movimento de Libertação Popular (MOLIPO), redigido por Benetazzo.

“O projeto tira da clandestinidade a desconhecida obra artística de um importante militante político. Ao mesmo tempo, é também uma forma de reparação histórica”, salienta Marie Goulart, integrante da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC.

Além da exposição Antonio Benetazzo, Permanências do Sensível, com pesquisa e curadoria de Reinaldo Cardenuto, o projeto também resulta no documentário Entre Imagens – (Intervalos), filme-ensaio em torno da vida e da obra de Benetazzo. Com direção de André Fratti Costa e Reinaldo Cardenuto, o filme tem sido exibido em importantes festivais, como a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra de Curta CCBB, 16ª Mostra de Curta Goiânia, a mostra francesa Brésil en Mouvement e VII Festival Pachamama, onde foi premiado na categoria Melhor Curta Metragem. O projeto de resgate do trabalho artístico de Benetazzo inclui ainda a publicação de um livro que contém artigos da curadoria, de especialistas e reproduções das obras selecionadas para a exposição.

“Estamos diante de uma bela obra, a transitar por diferentes estilos e a propor olhares ainda desconhecidos sobre o Brasil do regime militar. É imprescindível destacar que ele foi um grande artista, autor de um projeto estético singular”, afirma o curador Reinaldo Cardenuto.

A exposição, o documentário e o livro relembram que a ditadura não só impediu a produção e circulação de obras críticas contra o regime, mas atacou e prejudicou a sociedade como um todo. Um dos principais objetivos da mostra, além de inserir Benetazzo na História da Arte brasileira, é incentivar os visitantes – principalmente aqueles que não vivenciaram o período da ditadura – a refletir sobre o regime autoritário para que o conheçam e não deixem que essa violenta história se repita.

Veja a página completa da Exposição Antonio Benetazzo.

Brasil 68
Brasil 68
Obra de Antonio Benetazzo
La manana llego
La manana llego
Obra de Antonio Benetazzo
Perspectivas feira de ilusoes
Perspectivas feira de ilusoes
Obra de Antonio Benetazzo
Autorretrato
Autorretrato
Obra de Antonio Benetazzo
Basta de manias
Basta de manias
Obra de Antonio Benetazzo
Autoretrato
Autoretrato
Obra de Antonio Benetazzo

Compartilhar:

Pular para o conteúdo