Exposição Declaração Universal dos Direitos Humanos por Otávio Roth

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A exposição digital “Declaração Universal dos Direitos Humanos por Otávio Roth” apresenta de maneira sensível e acessível o olhar do artista plástico brasileiro sobre os 30 artigos da DUDH e conta com traduções para o português, o inglês e o francês. Está disponível desde o dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) de 2020 no perfil do Instituto Vladimir Herzog na plataforma Google Arts&Culture. O lançamento da mostra contou com uma histórica saudação de Michelle Bachelet, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e ex-presidente do Chile.

Para democratizar o acesso aos direitos fundamentais descritos nos artigos da DUDH, Otávio Roth elaborou diferentes versões em diferentes línguas: em português, usou a técnica de pulp painting; em inglês, criou xilogravuras. As duas coleções, que juntas totalizam 60 obras, compõem a exposição com curadoria de Fábio Magalhães e Isabel Roth. A produção e adaptação foi de Carolina Vilaverde, coordenadora do projeto “72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” pelo Instituto Vladimir Herzog, em parceria com o Acervo Otávio Roth e com apoio do Consulado Geral do Canadá em São Paulo.

As xilogravuras dos 30 artigos estão desde 1981 em exposição permanente nas sedes da ONU de Nova Iorque, Genebra e Viena – e agora, ao lado das obras em pulp painting, podem ser vistas por indivíduos ao redor de todo o globo, um conteúdo artístico e educativo com indicação livre (públicos de todas as idades). Otávio Roth desenvolveu ao longo de duas décadas peças gráficas e instalações voltadas à promoção da cultura de paz. Produziu a primeira versão artística da Declaração Universal dos Direitos Humanos e foi o primeiro artista plástico a expor em vida nas Nações Unidas. Realizou projetos variados sob encomenda da ONU e da Anistia Internacional e desenvolveu diversas instalações de arte participativa, buscando sensibilizar crianças e adultos para temas humanitários e para a relevância da arte no processo de construção de um futuro comum.

Veja a página completa da exposição digital “Declaração Universal dos Direitos Humanos por Otávio Roth”.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Skip to content