Leandro Demori é jornalista e diretor executivo do site The Intercept Brasil
09/06/2021

IVH repudia ofensiva da Polícia Civil contra Leandro Demori

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog vem a público repudiar a ofensiva da Polícia Civil do Rio de Janeiro contra Leandro Demori e manifestar apoio ao editor-executivo do site The Intercept Brasil.

De forma absolutamente injustificável e covarde, a Polícia Civil do Rio abriu um inquérito contra o jornalista após a publicação de uma reportagem sobre a atuação de policiais no massacre da favela do Jacarezinho, ocorrida em 6 de maio deste ano. No texto, Demori traz evidências da existência de um grupo de matadores dentro da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que está envolvido em outras operações que já causaram a morte de pelo menos 41 pessoas.

É completamente inaceitável que, ao invés de investigar a denúncia trazida pela reportagem publicada no site The Intercept Brasil, a Polícia Civil do Rio de Janeiro utilize o seu aparato para perseguir e tentar intimidar jornalistas.

Não é papel da polícia constranger o trabalho jornalístico e impedir que a imprensa investigue, denuncie e se debruce sobre as causas e as consequências deste verdadeiro cenário de guerra e violência generalizada imposto pelo Estado brasileiro em favelas e comunidades periféricas em todo o país.

Questionar a imprensa ou discordar dela são atitudes legítimas; tentar silenciá-la com ataques e tentativas de intimidação é mais uma evidente e grave violação à Constituição e ao Estado democrático de Direito, que infelizmente se tornaram comuns no Brasil nos últimos anos.

Não podemos tratar mais este episódio de perseguição a um jornalista de forma isolada. Sob o atual governo, o Brasil se tornou um lugar hostil para o exercício da liberdade de expressão e de qualquer atividade que busque a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos.

O Instituto Vladimir Herzog presta solidariedade a Leandro Demori e à equipe do site The Intercept Brasil e reafirma o compromisso em promover articulações, desenvolver novas iniciativas e acionar todas as vias legais para responder aos complexos e perigosos desafios que atravessamos. Somente assim é que seremos capazes de interromper a escalada de violações à liberdade de expressão e de ataques a jornalistas e comunicadores em todo o país.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo