DOE AGORA

Instituto Vladimir Herzog repudia ataque a jornalista do Mato Grosso do Sul

Instituto Vladimir Herzog repudia ataque a jornalista do Mato Grosso do Sul

O Instituto Vladimir Herzog vem por meio desta nota denunciar e repudiar de forma veemente os ataques virtuais que o jornalista independente Gilmar Ferreira, do Mato Grosso do Sul, vem sofrendo após publicar uma matéria sobre a conduta no mínimo questionável do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo matéria publicada por Gilmar em suas redes sociais, e também por outros veículos de maior porte, como o jornal Folha de S. Paulo e os portais UOL e G1, o ministério da Saúde aproveitou a emergência do avanço do coronavírus no Brasil, que permite ao governo fazer contratações sem a realização de licitação, para beneficiar antigos amigos.

Conforme publicado no Diário Oficial da União na semana passada, a pasta fez uma compra de aventais hospitalares no valor de R$ 700 mil da Prosanis Indústria e Comércio de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda. De acordo com a Receita Federal, a Prosanis, aberta em 2013, tem em seu quadro societário o empresário Aurélio Nogueira Costa, que tem outros negócios no ramo. Entre eles, a Cirumed Comércio Ltda., aberta em 1991 e que foi a principal empresa doadora de campanha de Mandetta nas duas vezes em que ele disputou uma vaga de deputado federal.

A Cirumed tem um vasto histórico de envolvimento em irregularidades apontadas por órgãos de fiscalização e é alvo de inquérito civil do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, que apura irregularidades no Hospital Regional do Estado envolvendo notas fiscais frias.

Após a publicação da matéria evidenciando tais irregularidades, Gilmar Ferreira passou a ser covardemente ofendido e ameaçado, o que o obrigou a encerrar suas contas em redes sociais. O jornalista já está tomando as medidas jurídicas cabíveis e já acionou o Ministério Público do Mato Grosso do Sul para tomar as devidas providências em relação aos crimes que vem sendo cometidos contra ele.

Portanto, pedimos às entidades responsáveis que identifiquem, investiguem e punam os responsáveis o mais rápido possível. Não podemos mais aceitar este cenário de ataques covardes e sistemáticos a jornalistas, comunicadores, adversários políticos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e a todos que fazem críticas ou, de alguma forma, se opõem ao atual governo e seus representantes.

Há mais de dez anos, o Instituto Vladimir Herzog – entidade que leva o nome de um cidadão brutalmente torturado e assassinado por fazer jornalismo – trabalha para fazer com que a sociedade se mobilize na defesa pela democracia, pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão. Neste sentido, destacamos aqui um de nossos projetos: a Rede Nacional de Proteção a Comunicadores, iniciativa que tem como objetivo a criação de uma ferramenta que garanta a atuação livre e segura de jornalistas e comunicadores que, constantemente, são alvos de ameaças, agressões e assassinatos.

Por meio deste e de tantos outros projetos, reafirmamos nossa missão de cultivar e defender a livre circulação de ideias e reforçamos nosso compromisso em reagir a cada tentativa de cerceamento da liberdade de expressão.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing