DOE AGORA

Instituto Vladimir Herzog repudia ameaça de Jair Bolsonaro a jornalista

Instituto Vladimir Herzog repudia ameaça de Jair Bolsonaro a jornalista

Mais uma vez, presidente ameaça a ordem democrática e desafia a Constituição.

Jair-Bolsonaro-Foto-EVARISTO-SA-_-AFP

O Instituto Vladimir Herzog vem a público para, mais uma vez, repudiar ataques de Jair Bolsonaro a um jornalista.

No último domingo, 23 de agosto, Bolsonaro ameaçou um profissional da imprensa ao ser questionado sobre depósitos realizados por Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. “Eu vou encher a boca desse cara na porrada” e “Minha vontade é encher tua boca na porrada”, disse Bolsonaro ao repórter do jornal “O Globo”.

Em 600 dias de governo, foram centenas de episódios semelhantes a este, em que o presidente da República demonstra sua total incapacidade de conviver com o trabalho da imprensa e ataca jornalistas de diferentes maneiras, sempre recorrendo à grosseria, à ignorância e à covardia.

Enquanto isso, as instituições responsáveis por investigar e punir o presidente por tais declarações e por tantos outros indícios de condutas irregulares e crimes de responsabilidade fazem vistas grossas e resumem suas ações a notas de repúdio e manifestações em redes sociais que, como temos visto, têm pouco – ou nenhum – efeito concreto.

Como se não bastasse, setores da sociedade que dizem se engajar na defesa da democracia insistem em recorrer a discursos torpes e comparações infundadas a fim de traçar paralelos entre eventuais erros cometidos por presidentes do passado com o obscurantismo que tomou conta do país a partir da eleição de Jair Bolsonaro.

Para que não haja dúvidas: a ofensiva deste governo contra o Estado democrático de direito não encontra precedentes no período pós-ditadura. E enquanto Jair Bolsonaro estiver no poder, a escalada de violência contra a imprensa não terá fim, o princípio constitucional da liberdade de expressão será constantemente violado e a democracia brasileira estará sob permanente ameaça.

Ao dizer que vai encher de porrada a boca de um jornalista que faz o seu trabalho de forma correta, atendendo ao interesse público e cumprindo com o seu dever profissional, Bolsonaro se iguala aos líderes de regimes totalitários, como o nazismo, o fascismo e a ditadura militar que assolou o Brasil por longos 21 anos, e deixa claro que seguirá atuando prioritariamente para coibir a contraposição de ideias, conter o avanço da cidadania e suprimir investigações de casos de corrupção e irregularidades cometidas por ele e seus familiares durante o exercício do poder.

Diante de mais esta ameaça do presidente ao trabalho de um profissional da imprensa, é inevitável lembrarmos de Vladimir Herzog – o jornalista que foi cruelmente torturado e assassinado por promover um jornalismo crítico, investigativo, voltado às questões da cidadania e dos direitos humanos, o que incomodava os detentores do poder da época.

Diferente do cenário que culminou com a morte de Herzog – e de tantos outros jornalistas e cidadãos brasileiros – as instituições, hoje, têm autonomia e instrumentos para defender, de forma efetiva, a Constituição. Cabe a elas agir e reconhecer, de forma inequívoca, que, neste momento, a ameaça fundamental à ordem democrática e ao bem-estar do país é o próprio presidente da República.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing