28/12/2019

IVH lança o livro Heroínas desta História em cerimônia na Caixa Cultural São Paulo

Compartilhar:

Projeto pretende dar visibilidade à trajetória de 15 mulheres que perderam familiares durante a ditadura militar e dedicaram suas vidas à luta por Memória, Verdade e Justiça

No último dia 27 de dezembro, o Instituto Vladimir Herzog (IVH) realizou o lançamento do livro Heroínas desta História, organizado por Carla Borges e Tatiana Merlino, na Caixa Cultural São Paulo. O livro dá visibilidade à trajetória de 15 mulheres que perderam seus familiares em decorrência de intervenção do Estado durante a ditadura civil-militar e dedicaram suas vidas à luta por Memória, Verdade e Justiça. São mulheres que fazem parte da história brasileira, mas cujas trajetórias permanecem tão pouco conhecidas quanto o período no qual seus caminhos se cruzam.

Na cerimônia aberta ao público, houve fala de representantes da Caixa e também de Ivo Herzog, presidente do Conselho do IVH –  também foram entregues exemplares da obra aos presentes. Cada capítulo do livro conta a história de uma das personagens escolhidas e apresenta fotografias de suas vidas pessoais e públicas, selecionadas a partir de longa pesquisa iconográfica. O prefácio foi escrito pela psicanalista Maria Rita Kehl. Constam também dois artigos especializados que estimulam a reflexão sobre a questão de gênero e a violência de Estado da ditadura militar, produzidos por Maria Amélia de Almeida Teles e Francilene Gomes Fernandes.

O projeto foi inteiramente realizado por mulheres. Foram escolhidas 15 autoras que narraram a resistência silenciosa de nossas heroínas: Marli Pereira Soares, Clarice Herzog, Damaris Lucena, Crimeia de Almeida, Carolina Rewaptu, Ilda Martins da Silva, Angela Mendes de Almeida, Elizabeth Teixeira, Eunice Paiva, Egle Vannucchi Leme, Elzita Santa Cruz, Clara Charf, Ana Dias, Diana Piló de Oliveira e Maria José Araújo.

O livro Heroínas desta História é uma realização do IVH em parceria com a Editora Autêntica, patrocinado por Klabin, Sabesp e CAIXA, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Governo Federal.

Confira as fotos do evento:

Crédito das imagens: Lucas Barbosa / Instituto Vladimir Herzog

Compartilhar:

Pular para o conteúdo