09/12/2016

Instituto Vladimir Herzog lança CNViva, nova área do portal “Memórias da Ditadura”

Compartilhar:

No dia 10 de dezembro, o Instituto Vladimir Herzog lança a atualização do portal Memórias da Ditadura. A página foi reformulada e traz design renovado, além de ferramentas e conteúdos inéditos.  O principal destaque da atualização está na nova seção CNViva, na qual os dados da Comissão Nacional da Verdade (CNV) foram incorporados de forma acessível. Toda a reestruturação da página, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, será apresentada neste sábado, às 9h, no auditório da Caixa Cultural, em São Paulo. 

O site, o maior acervo online sobre a história da Ditadura no Brasil, ampliará ainda mais sua gama de dados, facilitando o acesso de pesquisadores, professores e estudantes às principais discussões e recomendações da CNV, que encerrou suas atividades em 2014. A partir dos documentos reunidos pela Comissão, serão abordadas questões referentes à Justiça de Transição e a algumas das recomendações do relatório, como a criação de mecanismos de prevenção e combate à tortura, a reforma na polícia e na segurança pública, e a dignificação do sistema prisional. Além disso, também serão incluídos novos textos sobre temas específicos, como as mulheres, os indígenas e a comunidade LGBT.

Outra novidade do site é uma área específica sobre a Educação na Ditadura, que será dividida em quatro partes: Educação pré-golpe; Educação Básica na Ditadura; Universidades e Ditadura; e Mercado Editorial. Todos os conteúdos da atualização visam ampliar o conhecimento da sociedade sobre os fatos ocorridos no período da Ditadura e promover sua mobilização na luta pelos Direitos Humanos.

“Com essas mudanças, esperamos contribuir ainda mais para o esclarecimento público da história política e dos Direitos Humanos em nosso país. Essas são informações que não podem ser apenas arquivadas, elas devem circular, alertar, educar, ampliar o conhecimento coletivo e intensificar o movimento democrático, e agora estarão disponíveis para todos no www.memoriasdaditadura.org”, afirma Ivo Herzog, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog.

Serviço

Lançamento do novo portal Memórias da Ditadura
Data: 10/12/2016
Horário: 9h
Local: auditório da Caixa Cultural
Endereço: Praça da Sé, 111 – São Paulo, SP
Site: www.memoriasdaditadura.org

 memorias-ditadura-novo

 

 

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo