11/09/2014

Homenagem eterniza Rubens Paiva

Compartilhar:

Rubens Paiva é homenageado por engenheiros no Rio de Janeiro

Um busto do deputado Rubens Paiva colocado em frente ao Doi-Codi na capital carioca, esta é a forma encontrada pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro para homenagear o político brasileiro perseguido, preso, torturado e assassinado pela ditadura militar. Conhecido por sua trajetória política, Rubens Paiva foi também um engenheiro de destaque e neste ato haverá uma exposição fotográfica cujo objetivo é ressaltar, além de sua trajetória política, sua vida profissional.

O evento promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge-RJ) acontece nesta sexta-feira (12), na praça Lamartine Babo, em frente ao prédio do antigo Doi-Codi, a partir das 13h. A atividade contará com a presença de autoridades políticas, além de integrantes da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, do grupo Tortura Nunca Mais e das comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e da OAB.

Projetado pelo artista plástico Edgar Duvisier, o busto de Rubens Paiva passará a ocupar dois espaços públicos na capital carioca. Além da praça Lamartine Babo, onde haverá o ato político, outro busto será instalado na Estação Rubens Paiva que fica localizada próxima ao conjunto habitacional Tavuna, região de casas populares projetadas por Paiva durante sua vida profissional.

Sob a curadoria de Vladimir Saccheta (conselheiro do Instituto Vladimir Herzog), haverá uma exposição fotográfica em homenagem a Paiva. São 18 painéis que contam a história do engenheiro Rubens Paiva que foi também militante político, deputado federal, pai de família e perseguido político pela repressão da ditadura militar.

Segundo Saccheta, este ato tem um forte conteúdo simbólico justamente por ser realizado ao lado do quartel onde Paiva foi preso, torturado e assassinado. Ele esclarece que a exposição com ênfase também no “engenheiro Rubens Paiva” é um recorte inédito, levando-se em consideração o fato de apenas a atuação política ser destacada com frequência.

Rubens Paiva foi orador de sua turma de engenharia e já nesta ocasião é possível perceber seu comprometimento com as questões sociais. “Engenharia é a arte de organizar e dirigir o trabalho do homem, e utilizar os materiais e as energias da natureza, em função do bem comum”, disse o jovem orador.

Texto: Mariana Serafini, da redação do Portal Vermelho

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo