05/11/2016

Escultura em homenagem a Vladimir Herzog é inaugurada em São Paulo

Compartilhar:

A Câmara Municipal de São Paulo, no último dia 25 de outubro, inaugurou a estátua Vlado Vitorioso, que dá continuidade ao projeto original de reforma da Praça Memorial Vladimir Herzog.  A obra é uma versão ampliada do conceito criado pelo artista Elifas Andreato em 2008, dedicada aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, prêmio especial da ONU aos jornalistas.  O artista Giusepe Bôsica, responsável pela adaptação, fundiu cerca de 200 kg de bronze para criar a estátua de 2,20 metros de altura.

A cerimônia contou com a presença de Andreato, que fez uma fala emocionada em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog. “A nossa geração foi vitoriosa contra a ditadura e o Vlado foi um mártir dessa geração. Então, eu precisava fazer algo que fosse a celebração dessa vitória contra o regime militar que o matou”, afirmou o artista plástico. Também participaram da cerimônia a família Herzog, amigos de Vlado e diversos membros da Câmara Municipal, como os vereadores Eduardo Suplicy e Toninho Vespoli.

Na Praça, é possível admirar também um mosaico que reproduz a obra 25 de outubro, também de autoria de Elifas Andreato. Em breve, será inaugurada uma transcrição, ao lado do mosaico,  com os 1004 nomes dos jornalistas que assinaram e publicaram o manifesto Em nome da Verdade.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo