DOE AGORA

Escolas públicas da rede municipal recebem prêmio de Educação em Direitos Humanos

Escolas públicas da rede municipal recebem prêmio de Educação em Direitos Humanos

Alunos, professores e gestores participaram da cerimônia de entrega no centro de São Paulo.

Público no auditório do Teatro Procópio Ferreira (Foto: Daniel Carvalho)

Por Gabriel Nascimento

Nesta última quarta-feira, 31/10, a Rede Municipal de Educação de São Paulo conheceu os vencedores do 6° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. Formado em sua maioria por estudantes das 16 escolas finalistas, o público lotou os 600 lugares do tradicional Teatro Procópio Ferreira para a cerimônia de entrega dos prêmios de Menção Honrosa, 3°, 2° e 1° lugar em quatro categorias: Grêmio, Professores, Estudantes e Unidade Educacional.

Dentre os 92 inscritos, a comissão julgadora selecionou os projetos que melhor descreveram ações pedagógicas de sucesso na promoção dos direitos humanos e que envolvessem a comunidade escolar em temas como sustentabilidade, igualdade racial, gestão democrática e mediação de conflitos. Os selecionados ganham uma quantia em dinheiro e são publicados posteriormente em formato digital.

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o prêmio anual existe desde 2013, mesmo ano da criação da SMDHC e da constituição de um conjunto de políticas públicas e parcerias voltadas para a Educação em Direitos Humanos na capital, dentre elas o projeto Respeitar é Preciso!, iniciativa do Instituto Vladimir Herzog.

Alunos, professores e gestores receberam o certificado da premiação das mãos da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella; do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, e do prefeito de São Paulo Bruno Covas. As escolas finalistas também receberam exemplares de dois livros publicados pelo IVH: “A Constituição de 1988, 25 anos – A construção da Democracia e Liberdade de expressão: O Brasil antes, durante e depois da Constituinte” e “A Declaração Universal dos Direitos Humanos – 30 Artigos Ilustrados por Artistas”.

Em sua fala de abertura, Berenice Gianella lembrou do aniversário de 70 anos da Declaração Universal e ressaltou que “o propósito do prêmio é incentivar os estudantes a conversar sobre direitos humanos, buscar a paz e a solução de problemas pela conversa e não pela guerra”.

Em seguida Alexandre Schneider cumprimentou a presença no evento do Presidente do Conselho do IVH, Ivo Herzog, destacando que “promover os direitos humanos é entender que há um caminho ainda longo para garantir estes direitos. Não só alunos, professores, secretários e prefeitos, mas todos nós como sociedade devemos desejar que cada um tenha seus direitos garantidos.”

No encerramento, o prefeito Bruno Covas parabenizou a todos e dirigiu sua fala aos estudantes: “Nossa geração falhou na importância de disseminar os direitos humanos. Tenho esperança em vocês, para que casos como o de Ivo Herzog, aqui presente, a gente só olhe nos livros de história.

Nos jornais e na internet ainda vemos violações aos direitos humanos acontecendo cotidianamente, e como se não bastasse ainda há discursos negando que elas existem. Que a gente possa no futuro fazer com que os direitos humanos não sejam mais um tema a ser premiado, mas parte da nossa cultura. Quero dividir essa responsabilidade com vocês.”

Confira os projetos premiados no portal da SMDHC.

You, my friend, are a big organism get amoxicillin online no prescription as an adult human, you have three to four pounds of beneficial bacteria and yeast living within your intestines where to buy amoxil. You, my friend, are a big organism buy ampicillin no prescription some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (nsaids) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy antibiotics without prescription back in the 1950s, two researchers in albany, new york, worked to develop an antimicrobial drug from a substance produced by a soil-based fungus. You, my friend, are a big organism order azithromycin online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans buy baclofen no prescription. You, my friend, are a big organism buy ciprofloxacin no prescription however, every time you swallow antibiotics, you kill the beneficial bacteria within your intestines purchase neurontin online so, it should come as no surprise that weight gain counts as one of the telltale signs of antibiotic damage and subsequent yeast overgrowth.