05/11/2018

Escolas públicas da rede municipal recebem prêmio de Educação em DH

Compartilhar:

Alunos, professores e gestores participaram da cerimônia de entrega no centro de São Paulo.

Público no auditório do Teatro Procópio Ferreira (Foto: Daniel Carvalho)

Por Gabriel Nascimento

Nesta última quarta-feira, 31/10, a Rede Municipal de Educação de São Paulo conheceu os vencedores do 6° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. Formado em sua maioria por estudantes das 16 escolas finalistas, o público lotou os 600 lugares do tradicional Teatro Procópio Ferreira para a cerimônia de entrega dos prêmios de Menção Honrosa, 3°, 2° e 1° lugar em quatro categorias: Grêmio, Professores, Estudantes e Unidade Educacional.

Dentre os 92 inscritos, a comissão julgadora selecionou os projetos que melhor descreveram ações pedagógicas de sucesso na promoção dos direitos humanos e que envolvessem a comunidade escolar em temas como sustentabilidade, igualdade racial, gestão democrática e mediação de conflitos. Os selecionados ganham uma quantia em dinheiro e são publicados posteriormente em formato digital.

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o prêmio anual existe desde 2013, mesmo ano da criação da SMDHC e da constituição de um conjunto de políticas públicas e parcerias voltadas para a Educação em Direitos Humanos na capital, dentre elas o projeto Respeitar é Preciso!, iniciativa do Instituto Vladimir Herzog.

Alunos, professores e gestores receberam o certificado da premiação das mãos da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella; do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, e do prefeito de São Paulo Bruno Covas. As escolas finalistas também receberam exemplares de dois livros publicados pelo IVH: “A Constituição de 1988, 25 anos – A construção da Democracia e Liberdade de expressão: O Brasil antes, durante e depois da Constituinte” e “A Declaração Universal dos Direitos Humanos – 30 Artigos Ilustrados por Artistas”.

Em sua fala de abertura, Berenice Gianella lembrou do aniversário de 70 anos da Declaração Universal e ressaltou que “o propósito do prêmio é incentivar os estudantes a conversar sobre direitos humanos, buscar a paz e a solução de problemas pela conversa e não pela guerra”.

Em seguida Alexandre Schneider cumprimentou a presença no evento do Presidente do Conselho do IVH, Ivo Herzog, destacando que “promover os direitos humanos é entender que há um caminho ainda longo para garantir estes direitos. Não só alunos, professores, secretários e prefeitos, mas todos nós como sociedade devemos desejar que cada um tenha seus direitos garantidos.”

No encerramento, o prefeito Bruno Covas parabenizou a todos e dirigiu sua fala aos estudantes: “Nossa geração falhou na importância de disseminar os direitos humanos. Tenho esperança em vocês, para que casos como o de Ivo Herzog, aqui presente, a gente só olhe nos livros de história.

Nos jornais e na internet ainda vemos violações aos direitos humanos acontecendo cotidianamente, e como se não bastasse ainda há discursos negando que elas existem. Que a gente possa no futuro fazer com que os direitos humanos não sejam mais um tema a ser premiado, mas parte da nossa cultura. Quero dividir essa responsabilidade com vocês.”

Confira os projetos premiados no portal da SMDHC.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo