Pesquisar
Close this search box.
6º Prêmio Jovem Jornalista
Autoria: Zélio Alves Pinto

6ª Edição

| 2014

As Heranças do Golpe de 1964

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é um concurso de pautas criado em 2009 com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo de todo o Brasil a oportunidade de desenvolver um trabalho prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem.

A inscrição, individual ou em equipe de até três estudantes, solicita a participação obrigatória de um professor na elaboração da proposta. Os próprios estudantes definem a mídia para a qual o trabalho será produzido.

Em 2014, o tema escolhido foi 
“As Heranças do Golpe de 1964”. O processo seletivo foi realizado em duas etapas consecutivas: na primeira fase, foi observada a compatibilidade dos trabalhos aos pressupostos estabelecidos no Regulamento com prévia avaliação qualitativa das propostas pelos organizadores. Na fase seguinte, uma Comissão Julgadora selecionou cinco projetos de pauta a partir dos  critérios de relevância da proposta no contexto do tema proposto,  criatividade na apresentação e desenvolvimento da proposta de pauta e exequibilidade do projeto.

Os grupos selecionados deverão elaborar a matéria apresentada no projeto de pauta até o dia 30 de agosto, sob a orientação do professor orientador do jornalista-mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog.

As matérias devem observar critérios científicos e profissionais na sua execução e o Código de Ética do Jornalista (editado pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ) revelando competência técnica e nível de conhecimento compatível com as exigências acadêmicas, do mercado de trabalho, e de acordo com a responsabilidade social do futuro profissional.

A melhor matéria produzida será oficialmente divulgada no dia 29 de outubro, às 20h, no TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, durante a cerimônia do 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. A equipe realizadora da melhor matéria, juntamente com o seu professor orientador, será premiada com uma viagem de estudos à Israel para visitar o Museu do Holocausto, em Jerusalém  (programação a confirmar).

Sobre a Edição

3ª Roda de Conversa

Pelo terceiro ano consecutivo, a Roda de Conversa com os vencedores da 36ª edição do Prêmio Vladimir Herzog aconteceu no Tucarena, na manhã de 29 de outubro de 2014. Seu objetivo, além da confraternização entre os ganhadores, incentivar a troca de experiências e compartilhar os bastidores das matérias premiadas. A mediação foi dos jornalistas Aldo Quiroga (TV Cultura/PUC) e Angelina Nunes (jornal O Globo/Abraji). A coordenação geral foi de Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.

O público pode acompanhar a Roda de Conversa pela internet, ao vivo, no Cmais+, portal de conteúdo da TV Cultura, que fez a cobertura na íntegra ao lado da TV dos Trabalhadores e da TV PUC.

Neste ano, para que muito mais gente pudesse ter acesso ao evento e a conversa pudesse se transformar em material de apoio às centenas de cursos de jornalismo espalhados pelo Brasil, constituiu-se um pool inédito de entidades e emissoras: Fundação Padre Anchieta, TV PUC/Canal Universitário, TVT – TV dos Trabalhadores, TV Câmara Municipal de São Paulo, TV OAB – São Paulo, Rádio Brasil Atual, OBORÉ e Instituto Vladimir Herzog.

Além da transmissão ao vivo, tudo foi registrado na íntegra para acesso futuro. O objetivo principal dessa iniciativa pioneira é colocar à disposição dos estudantes e estudiosos do jornalismo o conhecimento sobre métodos e procedimentos que estão “por baixo“ de algumas das reportagens reconhecidas como das mais importantes da imprensa brasileira.

Vencedores

Compartilhar:

Pular para o conteúdo