O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é um concurso de pautas criado em 2009 com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo de todo o Brasil a oportunidade de desenvolver um trabalho prático e reflexivo desde o projeto até a realização final de uma reportagem.
A inscrição, individual ou em equipe de até três estudantes, solicita a participação obrigatória de um professor na elaboração da proposta. Os próprios estudantes definem a mídia para a qual o trabalho será produzido.
Em 2014, o tema escolhido foi “As Heranças do Golpe de 1964”. O processo seletivo foi realizado em duas etapas consecutivas: na primeira fase, foi observada a compatibilidade dos trabalhos aos pressupostos estabelecidos no Regulamento com prévia avaliação qualitativa das propostas pelos organizadores. Na fase seguinte, uma Comissão Julgadora selecionou cinco projetos de pauta a partir dos critérios de relevância da proposta no contexto do tema proposto, criatividade na apresentação e desenvolvimento da proposta de pauta e exequibilidade do projeto.
Os grupos selecionados deverão elaborar a matéria apresentada no projeto de pauta até o dia 30 de agosto, sob a orientação do professor orientador do jornalista-mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog.
As matérias devem observar critérios científicos e profissionais na sua execução e o Código de Ética do Jornalista (editado pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ) revelando competência técnica e nível de conhecimento compatível com as exigências acadêmicas, do mercado de trabalho, e de acordo com a responsabilidade social do futuro profissional.
A melhor matéria produzida será oficialmente divulgada no dia 29 de outubro, às 20h, no TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, durante a cerimônia do 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. A equipe realizadora da melhor matéria, juntamente com o seu professor orientador, será premiada com uma viagem de estudos à Israel para visitar o Museu do Holocausto, em Jerusalém (programação a confirmar).