24/06/2021

Duas vidas, uma só luta!

Compartilhar:

Neste 27 de junho, celebramos os 84 anos de nascimento de Vladimir Herzog e no próximo 1º de julho, Clarice Herzog completa 80 anos. Para comemorar suas histórias e legados, o Instituto Vladimir Herzog (IVH), que também completa 12 anos neste domingo, lança a campanha Duas vidas, uma só luta.

A ditadura civil-militar, que assolou o país entre 1964 e 1985, tirou a vida de Vlado, no auge da sua carreira como jornalista, impedindo-o de se realizar como cineasta. Um crime que parou o Brasil e levou milhares de pessoas indignadas e enlutadas à Catedral da Sé, onde se deu uma comunhão ecumênica histórica.

A dor da perda virou luta para Clarice que não descansou até que o Estado reconhecesse sua responsabilidade no crime. Ao mobilizar o sistema de justiça brasileiro e internacional, ela abriu precedentes para que a verdade sobre a ditadura viesse à tona, a memória de suas vítimas e familiares fosse respeitada, para que houvesse reparação.

Durante décadas, enquanto lutou por direitos, Clarice cuidou de sua família, trabalhou, tornou-se referência no mercado publicitário e ainda ajudou a fundar o Instituto Vladimir Herzog.

A campanha Duas vidas, uma só luta conta o lançamento do novo site do IVH, a publicação de mais de 200 imagens inéditas no Acervo Vladimir Herzog e a transmissão de um documentário em homenagem à vida de Clarice Herzog no dia 1º, seu aniversário.

“Neste momento em que enfrentamos tantos desafios em nosso país, precisamos homenagear figuras que nos inspiram para a resistência e a defesa da democracia. São décadas de luta de Clarice, uma mulher à frente de seu tempo e que nunca descansou para garantir justiça ao Vlado e aos demais atingidos pelo horror da ditadura militar. Sem o seu grito persistente, conheceríamos apenas a tristeza da morte de Vlado, e não a grandeza de sua história e valores”, afirma Rogério Sottili, diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog. 

80 anos de Clarice
Para agradecer e celebrar a vida desta mulher tão importante para nossa história, o Instituto Vladimir Herzog irá transmitir um documentário em sua homenagem no dia de seu aniversário. O doc será exibido no YouTube e no Facebook do IVH no dia 1º de julho às 19h30. O vídeo homenagem à Clarice conta com depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Juca Kfouri, Miriam Leitão, Eugênio Bucci, João Bosco e Ignácio de Loyola Brandão.

Novos conteúdos do Acervo Vladimir Herzog
O Acervo Vladimir Herzog torna público 185 fotografias e 6 documentos de registro civil, totalizando 191 novos itens. Entre os documentos de relevância histórica sobre Vlado estão sua certidão de nascimento, emitida em Osijek, ex-Iugoslávia, sua certidão de casamento, um RG, e uma carteira de imprensa para a cobertura da vinda do presidente da França ao Brasil, em 1964. Além de fotografias de suas produções como cineasta.

Para mais informações acompanhe os canais digitais do Instituto Vladimir Herzog:

Instagram

Twitter

Facebook

Compartilhar:

Pular para o conteúdo