DOE AGORA

Documentário: A História do Homem Henry Sobel

Documentário: A História do Homem Henry Sobel

A Twins Bushatsky estreia nos cinemas, em setembro de 2014, o documentário A História do Homem Henry Sobel, dirigido por André Bushatsky. Com imagens de arquivo e depoimentos exclusivos de parentes e amigos, o filme narra as realizações e os conflitos de um dos mais atuantes líderes religiosos do século XX.

André Bushatsky também entrevistou grandes personalidades e críticos da comunidade judaica e fora dela, como o rabino Michel Schlesinger, o presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins, os jornalistas Audálio Dantas e Heródoto Barbeiro, o apresentador Luciano Huck e o filho de Vladimir Herzog, Ivo Herzog.

Quatro anos de intensa investigação, leitura e pré-entrevistas antecederam as filmagens, realizadas entre 2011 e 2012 em São Paulo, com direção de fotografia de Emerson Pimenta e Alan Fabio Gomes. A montagem ficou a cargo de Regina Stulman Dias e a finalização foi feita por Rafael Tozzati.

 

SINOPSE

Em 1970, o Brasil e o mundo passavam por intensas movimentações: a política internacional estava submetida à bipolaridade da Guerra Fria, a cultura pop lamentava a desintegração dos Beatles e a seleção brasileira de futebol conquistava o tri-campeonato mundial enquanto o país vivia os anos de chumbo do governo Médici. Também em 1970, desembarcava em São Paulo o mais novo rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP), um jovem de apenas 26 anos, cabelos longos e inconfundível sotaque americano que rapidamente se tornaria o mais importante líder do judaísmo no Brasil. Este é o ponto de partida do filme A História do Homem Henry Sobel, documentário sobre a trajetória de um atuante rabino que se tornou conhecido para além dos muros de sua comunidade através do diálogo inter-religioso e da luta pelos direitos humanos, mas que caiu no ostracismo ao protagonizar um controvertido furto de gravatas.

O longa relembra a coragem do homem que enfrentou publicamente a farsa do regime militar ao se recusar a enterrar, na ala suicida do cemitério israelita, o jornalista assassinado nos porões da ditadura Vladimir Herzog, contribuindo de maneira excepcional no processo de redemocratização do Brasil. O poder midiático de Henry Sobel, um líder progressista e extremamente carismático, porém vaidoso e complexo, conquistou grande parte da opinião pública, mas também suscitou desafetos dentro e fora de seu círculo. O esvaziamento de sua representatividade na Congregação Israelita Paulista (CIP) após o fatídico caso das gravatas e o consequente isolamento de um homem que sempre transitou com naturalidade em grandes eventos políticos e sociais são revisitados pelo olhar do próprio rabino, em uma narrativa complementada – e confrontada – por parentes, amigos, pesquisadores e personalidades públicas que acompanharam sua atuação ao longo de quatro décadas de rabinato no Brasil. Primeiro longa-metragem do diretor André Bushatsky, A História do Homem Henry Sobel é mais do que um documentário biográfico. É um filme sobre liderança, religião e história do Brasil. É também uma reflexão sobre a condição que nos distingue do que é divino e nos define como seres imperfeitos: a condição humana.

 

vladimir_herzog_sobel2

ENTREVISTADOS

 

Alisha Sobel

Única filha do rabino Henry Sobel.

Anita Novinsky

Historiadora, filósofa e livre docente pela Universidade de São Paulo, Anita publicou diversos estudos sobre intolerância, história do Brasil, Holocausto e identidade.

Arthur Rotenberg

Advogado e ex-presidente da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo (2009- 2011).

Audálio Dantas

Jornalista, escritor e ex-deputado federal. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo à época do assassinato de Vladimir Herzog pela ditadura militar.

Celia Burd

Amiga do rabino Henry Sobel

Claudio Lottenberg

Médico oftalmologista, é presidente do Hospital Israelita Albert Einstein desde 2001.

Décio Milnitzky

Advogado e amigo pessoal do rabino Henry Sobel.

Dora Lucia Brenner

Foi Presidente da Congregação Israelita Paulista (CIP) de 2006 a 2011. Atualmente, responde como Vice-Presidente de Desenvolvimento Institucional.

Ester Sznifer

Empresária

Eva Blay

Socióloga e professora aposentada da Universidade de São Paulo, especializada em temas relacionados às questões de gênero, violência e participação política.

Guilherme Ary Plonski

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e integrante da Junta de Governadores do Israel Institute of Technology (TECHNION).

Henry Sobel

Rabino nascido em Portugal, criado nos Estados Unidos e radicado no Brasil desde 1970. Henry Sobel presidiu a Congregação Israelita Paulista até 2007 e atualmente vive com a mulher Amanda Sobel em Miami, nos Estados Unidos.

Heródoto Barbeiro

Historiador, advogado e jornalista, foi candidato a deputado federal pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) em 1974.

Ivo Herzog

Filho do jornalista assassinado pela ditadura militar em 1975, Vladimir Herzog, Ivo é diretor do instituto que leva o nome de seu pai e atua na defesa dos profissionais de imprensa.

Jack Strauss

Empresário

Jack Terpins

Empresário e presidente do Congresso Judaico Latino-Americano.

Jayme Blay

Empresário e integrante do conselho consultivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Juca Kfouri

Jornalista e comentarista esportivo, dirigia a redação da Playboy em 1994, quando o rabino Henry Sobel foi o entrevistado pela revista.

Luciano Huck

Apresentador de televisão.

Mario Rosa

Consultor de imagem e autor do livro “A Era do Escândalo”.

Michel Schlesinger

Integrante do rabinato da Congregação Israelita Paulista, é representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o diálogo inter-religioso e coordenador da delegação judaica na Comissão Nacional de Diálogo CatólicoJudaico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Miriam Markus

Professora de judaísmo

Moises Sznifer

Empresário, consultor e professor da Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP).

Telma Sobolh

Pedagoga e líder do programa de voluntários do Hospital Albert Einstein.

Veja o trailer do filme:

 

Facebook: AhistoriadohomemHenrySobel

 

Veja todas as informação sobre o Documentário:

PRESSBOOK_HENRY SOBEL

 

You, my friend, are a big organism get amoxicillin online no prescription as an adult human, you have three to four pounds of beneficial bacteria and yeast living within your intestines where to buy amoxil. You, my friend, are a big organism buy ampicillin no prescription some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (nsaids) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy antibiotics without prescription back in the 1950s, two researchers in albany, new york, worked to develop an antimicrobial drug from a substance produced by a soil-based fungus. You, my friend, are a big organism order azithromycin online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans buy baclofen no prescription. You, my friend, are a big organism buy ciprofloxacin no prescription however, every time you swallow antibiotics, you kill the beneficial bacteria within your intestines purchase neurontin online so, it should come as no surprise that weight gain counts as one of the telltale signs of antibiotic damage and subsequent yeast overgrowth.