02/09/2014

Documentário: A História do Homem Henry Sobel

Compartilhar:

A Twins Bushatsky estreia nos cinemas, em setembro de 2014, o documentário A História do Homem Henry Sobel, dirigido por André Bushatsky. Com imagens de arquivo e depoimentos exclusivos de parentes e amigos, o filme narra as realizações e os conflitos de um dos mais atuantes líderes religiosos do século XX.

André Bushatsky também entrevistou grandes personalidades e críticos da comunidade judaica e fora dela, como o rabino Michel Schlesinger, o presidente do Congresso Judaico Latino-Americano, Jack Terpins, os jornalistas Audálio Dantas e Heródoto Barbeiro, o apresentador Luciano Huck e o filho de Vladimir Herzog, Ivo Herzog.

Quatro anos de intensa investigação, leitura e pré-entrevistas antecederam as filmagens, realizadas entre 2011 e 2012 em São Paulo, com direção de fotografia de Emerson Pimenta e Alan Fabio Gomes. A montagem ficou a cargo de Regina Stulman Dias e a finalização foi feita por Rafael Tozzati.

 

SINOPSE

Em 1970, o Brasil e o mundo passavam por intensas movimentações: a política internacional estava submetida à bipolaridade da Guerra Fria, a cultura pop lamentava a desintegração dos Beatles e a seleção brasileira de futebol conquistava o tri-campeonato mundial enquanto o país vivia os anos de chumbo do governo Médici. Também em 1970, desembarcava em São Paulo o mais novo rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP), um jovem de apenas 26 anos, cabelos longos e inconfundível sotaque americano que rapidamente se tornaria o mais importante líder do judaísmo no Brasil. Este é o ponto de partida do filme A História do Homem Henry Sobel, documentário sobre a trajetória de um atuante rabino que se tornou conhecido para além dos muros de sua comunidade através do diálogo inter-religioso e da luta pelos direitos humanos, mas que caiu no ostracismo ao protagonizar um controvertido furto de gravatas.

O longa relembra a coragem do homem que enfrentou publicamente a farsa do regime militar ao se recusar a enterrar, na ala suicida do cemitério israelita, o jornalista assassinado nos porões da ditadura Vladimir Herzog, contribuindo de maneira excepcional no processo de redemocratização do Brasil. O poder midiático de Henry Sobel, um líder progressista e extremamente carismático, porém vaidoso e complexo, conquistou grande parte da opinião pública, mas também suscitou desafetos dentro e fora de seu círculo. O esvaziamento de sua representatividade na Congregação Israelita Paulista (CIP) após o fatídico caso das gravatas e o consequente isolamento de um homem que sempre transitou com naturalidade em grandes eventos políticos e sociais são revisitados pelo olhar do próprio rabino, em uma narrativa complementada – e confrontada – por parentes, amigos, pesquisadores e personalidades públicas que acompanharam sua atuação ao longo de quatro décadas de rabinato no Brasil. Primeiro longa-metragem do diretor André Bushatsky, A História do Homem Henry Sobel é mais do que um documentário biográfico. É um filme sobre liderança, religião e história do Brasil. É também uma reflexão sobre a condição que nos distingue do que é divino e nos define como seres imperfeitos: a condição humana.

 

vladimir_herzog_sobel2

ENTREVISTADOS

 

Alisha Sobel

Única filha do rabino Henry Sobel.

Anita Novinsky

Historiadora, filósofa e livre docente pela Universidade de São Paulo, Anita publicou diversos estudos sobre intolerância, história do Brasil, Holocausto e identidade.

Arthur Rotenberg

Advogado e ex-presidente da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo (2009- 2011).

Audálio Dantas

Jornalista, escritor e ex-deputado federal. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo à época do assassinato de Vladimir Herzog pela ditadura militar.

Celia Burd

Amiga do rabino Henry Sobel

Claudio Lottenberg

Médico oftalmologista, é presidente do Hospital Israelita Albert Einstein desde 2001.

Décio Milnitzky

Advogado e amigo pessoal do rabino Henry Sobel.

Dora Lucia Brenner

Foi Presidente da Congregação Israelita Paulista (CIP) de 2006 a 2011. Atualmente, responde como Vice-Presidente de Desenvolvimento Institucional.

Ester Sznifer

Empresária

Eva Blay

Socióloga e professora aposentada da Universidade de São Paulo, especializada em temas relacionados às questões de gênero, violência e participação política.

Guilherme Ary Plonski

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e integrante da Junta de Governadores do Israel Institute of Technology (TECHNION).

Henry Sobel

Rabino nascido em Portugal, criado nos Estados Unidos e radicado no Brasil desde 1970. Henry Sobel presidiu a Congregação Israelita Paulista até 2007 e atualmente vive com a mulher Amanda Sobel em Miami, nos Estados Unidos.

Heródoto Barbeiro

Historiador, advogado e jornalista, foi candidato a deputado federal pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) em 1974.

Ivo Herzog

Filho do jornalista assassinado pela ditadura militar em 1975, Vladimir Herzog, Ivo é diretor do instituto que leva o nome de seu pai e atua na defesa dos profissionais de imprensa.

Jack Strauss

Empresário

Jack Terpins

Empresário e presidente do Congresso Judaico Latino-Americano.

Jayme Blay

Empresário e integrante do conselho consultivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Juca Kfouri

Jornalista e comentarista esportivo, dirigia a redação da Playboy em 1994, quando o rabino Henry Sobel foi o entrevistado pela revista.

Luciano Huck

Apresentador de televisão.

Mario Rosa

Consultor de imagem e autor do livro “A Era do Escândalo”.

Michel Schlesinger

Integrante do rabinato da Congregação Israelita Paulista, é representante da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o diálogo inter-religioso e coordenador da delegação judaica na Comissão Nacional de Diálogo CatólicoJudaico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Miriam Markus

Professora de judaísmo

Moises Sznifer

Empresário, consultor e professor da Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP).

Telma Sobolh

Pedagoga e líder do programa de voluntários do Hospital Albert Einstein.

Veja o trailer do filme:

 

Facebook: AhistoriadohomemHenrySobel

 

Veja todas as informação sobre o Documentário:

PRESSBOOK_HENRY SOBEL

 

Compartilhar:

Pular para o conteúdo