DOE AGORA

Curta-metragem “Vlado” pretende reforçar a importância histórica de Vladimir Herzog

Curta-metragem “Vlado” pretende reforçar a importância histórica de Vladimir Herzog

O último dia da vida do jornalista Vladimir Herzog foi o tema escolhido pelo jovem cineasta brasileiro, Felipe Mucci, para o seu trabalho de conclusão de mestrado no AFI – American Film Institute, em Los Angeles. O curta-metragem “Vlado”, com duração de 19 minutos e 35 segundos, retrata o dia 25 de outubro de 1975, quando o então diretor da TV Cultura foi assassinado nas dependências do DOI-CODI em São Paulo.

Da concepção da ideia até a première do filme “Vlado”, realizada no dia 6 de março no AFI com cerca de 200 convidados, passou-se um ano e quatro meses de muita pesquisa. Além de estudar a época e a vida do jornalista por meio de livros, documentários e buscas na internet, Felipe entrevistou Ivo Herzog e Paulo Markun, que o ajudaram a entender quem era o Vlado.

Segundo o cineasta: “Essas conversas foram essenciais. Eu sempre soube da história de Vladimir Herzog, pois meu pai foi aluno dele na FAAP e trabalhou com ele na TV Cultura. Sempre achei interessante a ideia de um homem, que mesmo quando o país vivia uma situação complicada, acreditava no lado bom do ser humano. Ele sabia que não tinha feito nada de errado e por isso não temia o exército”.

O projeto foi realizado através de uma iniciativa de financiamento coletivo (crowdfunding) e contou com a contribuição de mais de 150 pessoas de várias partes do mundo. Com exceção do ator que interpreta Vlado, Bernardo de Paula, filho de brasileiros nascido em Nova York, todo o elenco é formado por atores brasileiros. Felipe explica que se recusou a contar uma história tão importante para o Brasil em outro idioma.

De acordo com Mucci, muitas pessoas com menos de 30 anos não sabem quem foi Vladimir Herzog e o que ele representa para o país: “Isso é um absurdo. Não estudamos a História do Brasil e acabamos por ignorar pessoas que são diretamente responsáveis pela liberdade que temos. Por isso quis fazer esse filme”.

O curta-metragem será inscrito em diversos festivais brasileiros e internacionais. Por enquanto, “Vlado” pode ser visto no RIFF – Festival Internacional de Cinema Independente de Roma, em abril, mas a expectativa é de que esteja em breve nas telas dos cinemas brasileiros.

Confira aqui o trailer de “Vlado”.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing