13/12/2012

Com a presença de relator da ONU, futura Praça Vladimir Herzog ganha memorial. (2012)

Compartilhar:

Evento acontece na quinta-feira,13 de dezembro, dia do aniversário do AI-5 (Ato Institucional número 5) e conta com participação de membro da ONU, Frank De La Rue

A futura Praça Vladimir Herzog recebe, no dia 13 de dezembro (aniversário do AI-5) e com a presença do relator especial pela liberdade de expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank De La Rue, um memorial composto pela reprodução em mosaico do quadro 25 de Outubro (conhecido como “Guernica Brasileira”) de 4mx10m, de autoria do artista plástico Elifas Andreato. O local ganha ainda uma estátua em bronze  com cerca de 2,20m de altura de Vlado e a réplica do troféu entregue anualmente aos vencedores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog.

Localizada à rua Santo Antônio, atrás do Palácio Anchieta (Câmara dos Vereadores), região central de São Paulo, próxima ao Terminal Bandeira, a praça terá também ao lado do mosaico uma lista completa com todos os ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog, desde a sua criação até presente data, e ainda, será atualizada a cada ano com  os novos vencedores.

A estátua será uma reprodução da imagem “Vlado Vitorioso”, criada por Elifas para a Organização das Nações Unidas em 2008, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Já a “Guernica Brasileira” protesta contra o assassinato do jornalista, obra exposta pela primeira vez em 1981, durante as comemorações do centenário do nascimento de Pablo Picasso.

Comissão da Verdade Vladimir Herzog

A memória de Vladimir Herzog foi homenageada também pela Câmara dos Vereadores graças à outra iniciativa do vereador Ítalo Cardoso, que propôs seu nome para a Comissão da Verdade criada pela Edilidade paulistana. Em decisão pioneira, São Paulo é a primeira cidade do País a contar com sua Comissão da Verdade, entidade política liderada pela Câmara de Vereadores que apoiará a Assembleia Legislativa do Estado na investigação da História recente do País e em defesa dos direitos humanos dos cidadãos.

Sobre o Instituto Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Herzog foi constituído em 25 de Junho de 2009 com a missão de contribuir para a reflexão e produção de informação que garanta o direito à vida e o direito à justiça. Organização sem fins lucrativos e com neutralidade político-partidária, o Instituto Vladimir Herzog busca atingir seus objetivos baseando suas ações em três pilares: Preservar, Construir e Compartilhar. Mais informações podem ser encontradas nos endereços www.vladimirherzog.org.br

 

Facebook: http://facebook.com/vladimir.herzog

Twitter: https://twitter.com/vladimirherzog


INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

CDI Comunicação Corporativa

Compartilhar:

Pular para o conteúdo