05/07/2024

Cinemateca recebe mostra de Cinema “É Preciso Estar Atento!”

Compartilhar:

Exibições ocorrem de 11 a 14 de julho e fazem parte exposição “Sobre Nós – 60 anos de resistência democrática no Brasil”, organizada pelo Instituto Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Herzog apresenta a mostra de cinema “É Preciso Estar Atento!” como parte da exposição Sobre Nós – 60 anos de resistência democrática no Brasil. A mostra ocorrerá na Cinemateca Brasileira de 11 a 14 de julho de 2024 e exibirá quatro documentários que dialogam diretamente com as histórias de resistência e luta pela democracia contadas pela exposição. Todas as sessões serão seguidas de debates com os cineastas e especialistas em direitos humanos.

A programação inicia no dia 11 de julho com o curta-metragem “Domingo no Golpe”, dirigido por Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi. O documentário de 23 minutos utiliza imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto para retratar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A narração, baseada no relatório final da CPMI dos Atos, é lida pela senadora Eliziane Gama, proporcionando um olhar detalhado e crítico sobre os eventos que ainda reverberam na sociedade.

Stills de Domingo no Golpe. Imagens dos vídeos das câmeras de segurança do Palácio do Planalto registradas pelas câmeras de vigilância do GSI e disponibilizadas à impresa por ordem do STF.

No dia 12 de julho, será exibido “Memória Sufocada”, um longa-metragem dirigido por Gabriel Di Giacomo. O documentário mostra a Ditadura Militar e a tortura no Brasil a partir da perspectiva do presente. Criado com material captado por buscas na internet confronta narrativas do passado que iluminam os dias de hoje.

“Espero Tua (Re)Volta”, dirigido por Eliza Capai, será exibido no dia 13 de julho. Este documentário oferece um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir de 2015, acompanhando três jovens do movimento e utilizando imagens de arquivo de manifestações desde 2013. O filme explora as ocupações de escolas estaduais por todo o Brasil e as principais pautas dos estudantes envolvidos, oferecendo uma visão íntima e impactante das lutas por justiça e educação.

Encerrando a mostra no dia 14 de julho, será exibido “Torre das Donzelas”, dirigido por Susanna Lira. O longa-metragem narra a história de mulheres prisioneiras políticas durante a ditadura militar. Através de entrevistas e material de arquivo, o documentário constrói uma narrativa poderosa sobre coragem, resistência e a busca por justiça, destacando figuras importantes e os desafios enfrentados por essas mulheres.

Serviço

Mostra de cinema “É Preciso Estar Atento!”

Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo)

Quando: de 11 a 14 de julho

Sessões

Domingo no Golpe (11 de julho – 19:30h)

Direção: Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi

Curta metragem (23’)

Classificação indicativa: 12 anos

Trailer: https://vimeo.com/928902047

Debatedores: Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi

Memória Sufocada (12 de julho – 19h)

Direção: Gabriel Di Giacomo

Longa metragem (75′)

Classificação indicativa: 14 anos

Trailer: MEMÓRIA SUFOCADA | trailer oficial

Debatedores: Gabriel Di Giacomo e Gabrielle Abreu

Espero tua (Re)Volta (13 de julho – 17h)

Direção: Eliza Capai com Lucas Koka, Marcela Jesus, Nayara Souza

Longa metragem documentário (90′)

Classificação indicativa: 12 anos

Trailer: TRAILER OFICIAL DE ESPERO TUA (RE)VOLTA

Debatedores: Marcela Jesus, Letícia Karen, Neide Nogueira e Natália Pesciotta

Torre das Donzelas (14 de julho – 18h)

Direção: Susanna Lira

Longa Metragem documentário (1h37)

Classificação indicativa: 12 anos

Trailer: Torre das Donzelas (TRAILER OFICIAL)

Debatedores: Nair Yumiko Kobashi

Compartilhar:

Pular para o conteúdo