05/10/2017

Cineasta Patricio Guzmán lançará livro durante mostra de cinema Paixão de Memória, em São Paulo

Compartilhar:

Chileno fará lançamento de “Filmar o que não se vê”, sobre a produção de documentários, durante evento produzido pelo Instituto Vladimir Herzog

Capa da edição brasileira de “Filmar o que não se vê“, de Patricio Guzmán, lançada pela Edições SESC

O cineasta chileno Patricio Guzmán lançará seu livro “Filmar o que não se vê”, publicado pela Edições Sesc, em evento produzido pelo Instituto Vladimir Herzog como parte da Mostra de Cinema Paixão de Memória, no Cine Sesc, no dia 16 de outubro, a partir de 18h, em São Paulo.

Após o lançamento do livro com sessão de autógrafos, serão exibidos dois filmes de Guzmán e haverá bate-papo aberto ao público com o diretor e a jornalista Maria do Rosário. A exibição dos filmes “Chile, a Memória Obstinada” e “Chile, Uma Galáxia de Problemas” começará às 20h, também no Cine Sesc. A entrada será gratuita e os ingressos deverão ser retirados com 1 hora de antecedência.

Livro “Filmar o que não se vê”
Patricio Guzmán | Edições Sesc

Na obra literária, o diretor de cinema compartilha suas experiências na produção de documentários, apoiando-se no cinema de autor e discorrendo sobre os parâmetros que orientaram seus trabalhos, como os conceitos de ponto de vista, distanciamento, subjetividade e também técnicas de criação para roteiros. Ainda que parta da experiência documental, o livro de Guzmán trabalha a produção audiovisual de forma ampla e serve de base a qualquer experiência criativa na área de cinema e vídeo.

 

Filme “Chile, a Memória Obstinada”

“La Memoria Obstinada” | Chile | 1997
Direção: Patricio Guzmán | 59 min | 12 anos

Patricio Guzmán volta a Santiago para reencontrar as personagens de “A Batalha do Chile”, filmado 23 anos antes. Junto com ele, o próprio filme retorna ao seu país de origem após décadas de proibição e censura. O documentário registra uma de suas primeiras exibições públicas e as reações e opiniões dos jovens que o assistem.

 

Filme “Chile, Uma Galáxia de Problemas” 
“Una Galaxia de Problemas” | Chile | 2010
Direção: Patricio Guzmán | 32 min | 14 anos

Guzmán entrevista sociólogos, arquitetos, jornalistas, militares e historiadores, entre outros, para fazer-lhes a mesma pergunta: “Por que no Chile se esquece tanto?”. Os resultados são muito diferentes dos encontrados pelo cineasta no ano de 1997.

 

A programação completa da Mostra Paixão de Memória pode ser consultada pelo link: http://paixaodememoria.org.br/programacao/lista/

Sobre Patricio Guzmán

O chileno é um dos cineastas latino-americanos de maior renome internacional, consagrado com diversos prêmios de crítica e público nos principais festivais de cinema. Viveu em Cuba, Espanha e hoje mora na França. Seis de seus filmes tiveram estreia no Festival de Cannes. As obras de Guzmán são o espelho dos últimos 40 anos de história do Chile e permitem uma análise crítica dos principais recursos narrativos de sua cinematografia autoral, já que revelam seus processos criativos e sua evolução artística. Guzmán é presidente e fundador do Festival de Documentários de Santiago, FIDOCS. Retrospectivas recentes de sua obra aconteceram no British FilmInstitute e no FilmArchive de Harvard.

 

Sobre o Instituto Vladimir Herzog           

Criado em 25 de junho de 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informações que garantam o direito à vida e o direito à justiça. Sua fundação se inspirou na trajetória de vida do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 pela ditadura, bem como nos principais valores ligados a essa trajetória: democracia, liberdade de expressão e direitos humanos. Tendo como bandeira a frase de Herzog “Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados”, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos, com neutralidade político-partidária. Mais informações podem ser encontradas no endereço www.vladimirherzog.org.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Grupo CDI – Comunicação e Marketing

Caroline Vaz: 3817-7946 / [email protected]

Compartilhar:

Pular para o conteúdo