21/10/2022

Vencedores do Prêmio Jovem Jornalista serão premiados em evento na Câmara Municipal de SP

Compartilhar:

As equipes vencedoras da 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) estarão reunidas para um evento aberto ao público no dia 24 de outubro, segunda-feira, na Câmara Municipal de São Paulo. Na oportunidade, além de receberem os troféus desenhados pelo saudoso artista Elifas Andreato, os estudantes mostrarão as reportagens produzidas no âmbito do prêmio, e ainda contarão para o público detalhes do processo de pesquisa, apuração e produção dos materiais jornalísticos finais.

Neste ano, o PJJ incentivou o recebimento de pautas que traduziam as necessidades e as esperanças de um país assolado por emergências sanitárias, desastres ambientais, ataques à democracia e seus valores, desinformação, violência, desigualdades e fome. As quatro melhores propostas de pauta foram selecionadas e, com o apoio financeiro do Instituto Vladimir Herzog e a mentoria de jornalistas profissionais, transformadas em grandes reportagens que serão publicadas no site do prêmio.

As pautas vencedoras desta edição, que serão apresentadas no evento do dia 24 de outubro, são as seguintes:

A terra que grita por vida

Instituição de ensino: Universidade Federal do Cariri

Professor orientador: Luís Celestino de França Júnior

Jornalista mentor: Rodrigo Alves

Aluna: Bruna de Souza Santos

Vozes amazônidas

Instituição de ensino: Universidade Federal do Pará

Professora orientadora: Celia Regina Trindade Chagas Amorim

Jornalista mentor: Paulo Oliveira

Alunos: Ana Vitória Monteiro Gouvêa, João Pedro Freitas Ataíde dos Santos e Leandro Lima de Souza

Da lama ao caos: a dor que não tem nome – mas tem cor – e a tragédia anunciada das mudanças climáticas em Pernambuco

Instituição de ensino: Universidade Federal de Pernambuco

Professora orientadora: Adriana Maria Andrade de Santana

Jornalista mentor: Bianca Vasconcellos

Alunos: Carina Barros Lins, Paulo Leandro Mota do Nascimento e Gabriela da Silva de Andrade

Cultivo Nocivo – trabalhadores rurais da região Centro-Sul do Paraná sofrem com intoxicações por agrotóxicos que se refletem em urgência na saúde pública

Instituição de ensino: Universidade Federal do Paraná

Professor orientador: José Carlos Fernandes

Jornalista mentor: Anelize Moreira

Alunos: Mayala Tereza Fernandes, Lucas Daniel de Lima e Izabela Morvan da Silveira

Olhar com atenção o presente e fazer ecoar os gritos do mundo é prerrogativa do jornalismo, que por meio das pautas que escolhe e das reportagens que desenvolve, também conta a história do cotidiano e é capaz de transformá-lo. O PJJ é uma forma de o Instituto Vladimir Herzog contribuir com a formação dos futuros jornalistas e fazer com que eles, desde jovens, tenham a consciência do papel que eles irão desempenhar na sociedade.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma realização do Instituto Vladimir Herzog, com apoio de Oboré, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Periferia em Movimento, Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Câmara Municipal de São Paulo; e patrocínio do Google News Initiative.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é um concurso anual promovido pelo Instituto Vladimir Herzog e realizado desde 2009 com o propósito de mobilizar estudantes de Jornalismo de todo o território nacional para a produção de pautas focadas nos Direitos Humanos. A proposta é oferecer aos jovens estudantes a vivência de um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde a definição da pauta até o gerenciamento, produção e realização final de uma reportagem, valorizando o trabalho em equipe, a avaliação conjunta do processo e a publicação do material final. O histórico de todas as edições, inclusive as reportagens produzidas pelos estudantes está disponível no site do Prêmio.

Serviço

Audição Pública do 14º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Data: 24 de outubro, segunda-feira

Horário: das 14h às 17h

Local: Câmara Municipal de São Paulo (Sala Sérgio Vieira de Mello) | Viaduto Jacareí, 100

Entrada livre

Compartilhar:

Pular para o conteúdo