23/10/2024

Cerimônia do 16º Prêmio Jovem Jornalista aborda a diversidade revelada pelo Censo

Compartilhar:

A entrega do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ), que neste ano teve como tema “As várias caras do Brasil: o que o novo Censo revela sobre a população brasileira?”, será realizada dia 30 de outubro, em São Paulo.

Nesta 16ª edição, o Instituto Vladimir Herzog convidou estudantes de jornalismo de todo o país a produzirem propostas de pauta a partir dos dados e informações do novo Censo Demográfico e, assim, contribuírem com a compreensão da nova realidade da população brasileira.

Ao todo, foram 100 propostas de pauta inscritas nesta edição. Cinco delas, uma de cada região do país, foram selecionadas. Para desenvolverem suas reportagens, as equipes vencedoras receberam aporte financeiro e contaram com acompanhamento de jornalistas especialmente convidados pelo IVH para atuarem como mentores na produção de mini documentários.

Agora é chegada a hora de assistir às produções, celebrar a entrega do prêmio e prestigiar os estudantes, professores e jornalistas envolvidos nesse trabalho.

À tarde, serão exibidos os mini documentários na íntegra, seguido de uma audição pública e um bate papo sobre as produções. Depois, à noite, haverá um café de recepção para os convidados e, finalmente, a cerimônia de premiação e entrega dos troféus. O evento acontecerá no Memorial da Resistência, localizado no centro de São Paulo.

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão foi idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, em 2009. A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais da imprensa; e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, e, acima de tudo, responsável.

Neste ano, o Prêmio tem o apoio de Oboré Projetos Especiais, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Periferia em Movimento. O patrocínio é da Caixa, Petrobras e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Todas as informações estão disponíveis no site do Prêmio.

Serviço

Data
30 de outubro de 2024

Horários

  • Audição pública das reportagens produzidas: das 14h às 18h
  • Café de recepção pré-cerimônia: 18h
  • Cerimônia de premiação: 19h


Local
Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo/SP)

Compartilhar:

Pular para o conteúdo