DOE AGORA

CCSP estreia exposição com obras de Antonio Benetazzo

CCSP estreia exposição com obras de Antonio Benetazzo

Desenhos e colagens do artista relembram período da ditadura militar brasileira

A exposição Permanências do Sensível reúne cerca de 90 obras do artista plástico Antonio Benetazzo, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), até 29 de maio. O evento de abertura aconteceu em 1º de abril e contou com a presença dos idealizadores e apoiadores da ação, entre eles o Instituto Vladimir Herzog. Benetazzo foi um dos militantes que retrataram, por meio da arte, os acontecimentos da ditadura no Brasil. Ele foi morto no período do regime militar, em 1972.

A mostra é dividida em seis partes que revelam as variedades estilísticas e reúne o maior número de obras já encontradas – todas espalhadas em casas de amigos e parentes. A coordenadora de Direito à Memória da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Carla Borges, abriu a cerimônia no CCSP falando sobre sua dedicação ao projeto nos últimos dois anos e sobre a emoção em vê-lo concluído.

Já o curador Reinaldo Cardenuto ressaltou o intenso trabalho de pesquisa e organização dos materiais. Por ser uma exposição inédita, o apoio dos familiares e amigos foi, segundo ele, fundamental para localização das obras que fazem parte de acervos particulares. Itália Benetazzo, irmã do artista plástico, relembrou histórias sobre Antonio e a preservação de seus desenhos e colagens que ficaram mais de 40 anos guardados com ela. Também participaram da abertura o secretário Municipal de Direitos Humanos da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy e o secretário Nacional de Direitos Humanos, Rogério Sottili.

“É uma honra ser apoiador de uma mostra com essa magnitude. O público terá acesso às obras que ficaram guardadas por anos, sem ter sua história revelada. Estamos sempre à disposição para apoiar iniciativas culturais que conscientizem as pessoas sobre o que foi a ditadura militar, para que ela nunca se repita” explica o diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Ivo Herzog.

A exposição coroa o inédito projeto desenvolvido desde 2014 pela Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo (CDMV/SMDHC) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Centro Cultural São Paulo e conta com apoio do Instituto Vladimir Herzog.

banner_site_debates

Em conjunto com a exposição Antonio Benetazzo, permanências do sensível, uma série de debates foi planejadas para tratar sobre o tema da mostra. Todas de forma gratuitas ocorrem no Centro Cultural São Paulo, confira a programação:

• Dia 8 de abril, 19h30

Contribuições culturais e releituras da luta armada no Brasil

Ilana Feldman, Marcos Napolitano e Fernando Seliprandy

 

• Dia 16 de abril, às 19h30

Conversa sobre o filme Entre imagens (intervalos)

André Fratti Costa, Ismail Xavier, Marta Nehring e Reinaldo Cardenuto

 

• Dia 6 de maio, às 19h30

A obra e a militância política de Antonio Benetazzo

Alipio Freire, Fábio Magalhaes e Paulo Reis

 SERVIÇO

Exposição Antonio Benetazzo – Permanências do Sensível

Duração da mostra – 1 de abril a 29 de maio de 2016.

Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho

Rua Vergueiro, 1.000

Mais informações na página: vladimirherzog.org/exposicao-antonio-benetazzo/

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing