15/09/2022

Campanha Paz nas Eleições do Herzog é estrelada por Casagrande

Compartilhar:

Neste Dia Internacional da Democracia (15), o Instituto Vladimir Herzog (IVH) lança a campanha Paz nas Eleições contra a violência política nas eleições de 2022. A campanha é estrelada pelo colunista esportivo do Uol e da Folha de S.Paulo, Walter Casagrande Júnior, o Casão, reconhecido por seus posicionamentos firmes em defesa da democracia no Brasil.

O vídeo compara o mundo do futebol com as eleições e fala sobre a importância de termos um “jogo limpo, justo, sem mentiras, nem violência em que se respeitam os adversários e as torcidas” antes e durante as eleições.

Nos últimos meses, o IVH e diversas entidades da sociedade civil têm trabalhado e criado iniciativas com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da valorização e do respeito à democracia e aos direitos humanos no Brasil, tão atacados nos últimos quatro anos. Para o IVH, tais ataques ultrapassaram todos os limites e atentam contra a vida das pessoas.

Os assassinatos de Marcelo Arruda,  no Paraná, e Benedito Cardoso dos Santos, no Mato Grosso, são consequência direta da disseminação do discurso de ódio, da incitação à violência política e da desinformação que assolam o Brasil nos últimos anos. Entendemos que a sociedade civil deve se organizar para conscientizar a população sobre essas violências e não aceitá-las ou reproduzi-las”, diz Rogério Sottili, Diretor Executivo do IVH.

Além de dialogar com a população brasileira sobre a gravidade dos ataques à democracia e da violência política, o IVH tem trabalhado junto a entidades nacionais e internacionais para garantir o respeito às eleições. Em julho, fomos à Washington, nos EUA, conversar com lideranças políticas e sociais para que, em outubro, reconheçam imediatamente os resultados das eleições no Brasil. 

Em agosto, assinamos a Carta aos Brasileiros e nos somamos aos organizadores do ato histórico pelo Estado de Direito Democrático. Ainda naquele mês publicamos uma carta aos presidenciáveis lhes cobrando compromisso com os direitos humanos na próxima gestão. Também cobramos dos presidenciáveis o respeito aos jornalistas atuantes na cobertura política, que têm sofrido ataques constantes.

A campanha Paz nas Eleições se soma aos esforços do IVH em prol da democracia, dos direitos humanos e da reconstrução do país. O vídeo pode ser visto nos canais digitais do Instituto Vladimir Herzog.

Mais informações:

Coordenação da Comunicação do Instituto Vladimir Herzog

Raquel Melo | +55 11 97381 0209 | [email protected]

CDI Comunicação 

Márcia Avruch | CDI | +55 11 98397-7805 | +55 11 98397-7805

Compartilhar:

Pular para o conteúdo