20/05/2019

Campanha “Eu, Nunca!” divulga petição contra decreto de armamento

Compartilhar:

Rogério Sottili, diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, integra a equipe que faz parte da campanha contra a flexibilização do porte de armas, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

A petição Eu, Nunca!, criada pelo integrante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e ex-vereador, Chico Whitaker, foi divulgada no campus Monte Alegre nesta sexta-feira (17/5) durante ato na Prainha. O objetivo do abaixo assinado é pressionar os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal para invalidar o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 7/5. Essa medida flexibilizaria a aquisição, posse e porte de armas para 19 categorias, entre elas, agentes de trânsito, caminhoneiros e políticos eleitos.

Apoiadores da causa se articularam em uma campanha de compromisso ético pela paz na PUC-SP, distribuindo filipetas com a frase Eu nunca terei ou portarei armas e convidando a comunidade puquiana a se envolver na causa. Participaram a chefe de gabinete da reitoria, professora Mariangela Belfiore e o pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias, professor Antônio Carlos Malheiros. “Diante de uma campanha como essa, precisamos repensar nossos ódios e rancores, nossa intolerância, precisamos nos desarmar”, explica o pró-reitor.

Para a estudante do primeiro semestre de Relações Internacionais, Isabela Lima, a medida aumentaria o índice, já muito alto, de violência doméstica: “Já vemos muitos casos de agressões de homens contra mulheres, imaginem se eles estivessem armados”, conclui.

Whitaker acredita que o abaixo assinado é uma maneira de mobilizar a sociedade e pressionar os poderes Legislativo e Judiciário para invalidar o decreto assinado. “Absolutamente inaceitável, é um retrocesso civilizatório”, alega.

Para apoiar a campanha, assine a petição no link https://www.change.org/p/presidente-do-supremo-tribunal-federal-eu-nunca-compromisso-pela-paz?signed=true.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo