Jornalismo
e Liberdade
de Expressão

A SEGURANÇA IRRESTRITA DE JORNALISTAS E COMUNICADORES É A SEGURANÇA DE TODOS.

Sem uma imprensa livre e  comprometida com o interesse público, o regime democrático não prospera. Por isso, entendemos o jornalismo como um instrumento fundamental para a sociedade.

Muito além da segurança pessoal dos jornalistas, comunicadores e de todos os profissionais que trabalham em veículos de comunicação, essa luta visa a fortalecer a instituição da liberdade de expressão, pedra fundamental da democracia; e assegurar o direito de todos os cidadãos ao acesso a informações que lhes permitam formar seus próprios juízos individuais a respeito dos assuntos de interesse público da vida nacional.

Inspirados na grandeza dos valores de Vlado, não é o medo que nos move, mas a confiança no ser humano e em seu potencial.

Desta forma, a área de Jornalismo e Liberdade de Expressão se concentra em três pilares de atuação: valorizar produções jornalísticas comprometidas com o interesse público e a promoção da cidadania; contribuir com a formação dos futuros profissionais e investigar, denunciar e conter violações de direitos dos cidadãos a fim de contribuir para a garantia à proteção e ao direito à liberdade de expressão dos jornalistas e comunicadores de todo o país.

Desde o ano de sua inauguração, em 2009, o Instituto Vladimir Herzog iniciou sua participação no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, a mais importante honraria do jornalismo brasileiro, que existe desde 1979. Ano após ano são premiadas as reportagens jornalísticas mais relevantes que se dedicam a cobrir assuntos ligados aos direitos humanos e à promoção da cidadania, comprometidas com o interesse público e que investiga e denuncia violações de direitos dos cidadãos.

Também em 2009 criamos o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, voltado especialmente para estudantes de jornalismo de todo país. No PJJ, estudantes desenvolvem pauta e reportagem sobre temas ligados aos direitos humanos, financiadas pela organização e acompanhadas por jornalistas de renome da imprensa brasileira. Em 2020, o projeto registrou recorde de inscrições com quase 400 estudantes participando de todas as etapas do projeto.

Desde 2018 coordenamos a Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores, um projeto que reúne organizações e indivíduos de todos os estados do Brasil. Juntos, articulamos e desenvolvemos instrumentos de proteção a jornalistas e comunicadores que, constantemente, são alvos de diferentes tipos de violações à liberdade de expressão, como ameaças, agressões e, em casos mais graves, tentativas de assassinato – para, assim, garantir o direito à liberdade de expressão e fortalecer a democracia brasileira.

Conheça mais das ações do eixo de atuação de Jornalismo e Liberdade de Expressão.

Pular para o conteúdo