Edições fac-símile do jornal Ex-

Compartilhar:

Expoente da chamada mídia alternativa, o Ex foi o único jornal a noticiar a morte do jornalista Vladimir Herzog, sendo cassado em seguida. O Instituto Vladimir Herzog, em parceria com a Imprensa Oficial e com a produção gráfica de Kiko Farkas, lançou no dia 29 de Junho uma coleção inédita com 19 edições em fac-símile do jornal Ex-.

O evento, realizado na Livraria da Vila,  foi antecedido de debate com o tema “Imprensa Alternativa nos Anos 70” entre Fernando Morais, Dácio Nitrini e Mylton Severiano, que trabalharam no jornal.

Nota sobre o lançamento:

O renascimento

Fazer parte da reedição do jornal ex- é motivo de orgulho para o Instituto Vladimir Herzog. Não apenas pelo jornalismo de vanguarda, de qualidade e com aquele viés satírico que o fez ser uma referência nacional, mas principalmente pela coragem de seus colaboradores. No auge da ditadura militar quando todos os outros se sentiram obrigados a ficar em silêncio, a edição ex- 16 estampou na capa a manchete liberdade liberdade abre as asas sobre nós – a morte do jornalista Vladimir Herzog.

Infelizmente a morte de Vlado também custou a vida do ex-. Naquele momento o jornalismo brasileiro também viu morrer aos poucos o seu lado jocoso e picante. Salvo um ou outro colunista, hoje nosso jornalismo é sempre muito sério. Não que isso seja errado ou um problema. Obviamente não é. Mas será que combina com o jeito expansivo e piadista do brasileiro?

Por isso, a reedição do ex-, e por que não dizer o renascimento do ex-, oferece aos leitores uma viagem na máquina do tempo. Os que viveram aqueles anos terríveis poderão relembrar suas capas memoráveis e seus textos transbordando inteligência. Os mais jovens poderão imaginar um pouco o que era ser jornalista sendo constantemente perseguido. A ditadura não poupava sequer os patrocinadores da chamada mídia alternativa ameaçando com represálias ou mesmo com corte de verbas governamentais, se esse fosse o caso.

Sem dúvida, uma parte fundamental para o sucesso deste projeto é o apoio da Imprensa Oficial. Esta obra é resultado do trabalho impecável de recuperação de todos os exemplares do ex- feita pelos profissionais da Imprensa Oficial. Desde o primeiro momento tivemos total suporte por parte de seu presidente, professor Hubert Alquéres, parceiro do Instituto Vladimir Herzog neste e, esperamos, em futuros projetos. 

O Instituto Vladimir Herzog não poderia estar fora da reedição do ex- . Criado oficialmente em 25 de junho de 2009, o Instituto tem o objetivo de apenas preservar a memória da vida e do trabalho de Vlado, e também manter atenção sobre os graves problemas sociais, políticos e econômicos que ainda hoje afetam o Brasil.

Nossa missão é contribuir para a reflexão e produção de informações voltadas ao direito à vida e à justiça. O legado de Vladimir Herzog será levado adiante pelo Instituto que tem como uma de suas metas a busca incansável pelo jornalismo de qualidade. E o ex- é um exemplo disso.

Veja o video de lançamento do Livro Edição Fac-simile do Ex-

Compartilhar:

Pular para o conteúdo