Estão abertas até o dia 06 de abril as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Fernando Pacheco Jordão Para Jovens Jornalistas. Com o tema “Retrato das Violências no Brasil”, o prêmio convida estudantes de jornalismo de todo o Brasil a desenvolverem pautas que apresentem um olhar aprofundado sobre as diversas formas de violência presentes na sociedade brasileira. As propostas de pauta deverão se debruçar sobre os dados mais apresentados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 e no Atlas da Violência 2024, documentos de referência sobre o assunto, produzidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O vasto espectro do tema proposto abre a oportunidade para que jovens jornalistas explorem as histórias por trás dos números e a face humana dos dados. Eles poderão abordar as raízes dos altos índices de homicídios, dos problemas relacionados ao racismo estrutural, à violência de gênero e à opressão das populações periféricas, questionando a eficácia das políticas públicas em curso. Mais do que isso, será uma chance de trazer à tona experiências que buscam minimizar ou até reverter essa realidade de violência.
Serão selecionadas cinco propostas de pauta, uma para cada região do país. As equipes vencedoras receberão bolsas no valor de R$ 5 mil e terão a oportunidade de trabalhar com jornalistas experientes convidados pelo IVH, que atuarão como mentores na produção das reportagens. Além disso, o prêmio fornecerá aos vencedores a participação no Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que acontecerá em julho de 2025, em São Paulo.
O prêmio, criado em homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, visa a continuidade do seu legado de apoio ao desenvolvimento dos jovens jornalistas. Pacheco Jordão, autor do importante livro “Dossiê Herzog – prisão, tortura e morte no Brasil”, faleceu em 2017, deixando um trabalho fundamental para compreender a história recente do Brasil.
Sobre o Prêmio
Desde sua criação em 2009, o Prêmio Fernando Pacheco Jordão já mobilizou cerca de 3.200 estudantes de jornalismo e 870 professores de 212 escolas de comunicação em todo o Brasil. O prêmio resultou em 70 reportagens investigativas, realizadas por 147 estudantes de 36 universidades e faculdades, com a orientação de 56 professores e 38 jornalistas mentores.
Organizado pelo IVH e apoiado por Abraji, Intercom, OBORÉ, Periferia em Movimento e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o prêmio continua a ser um incentivo para a formação de jovens jornalistas e para a produção de reportagens de relevância social. Além disso, o Prêmio Fernando Pacheco Jordão para Jovens Jornalistas tem o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Para mais informações, acesse: www.jovemjornalista.org.br