A Ocupação Vladimir Herzog foi a primeira parceria entre o Instituto Vladimir Herzog e o Itaú Cultural, idealizada para mostrar e celebrar a vida e obra do jornalista Vladimir Herzog. A exposição, montada no subsolo do prédio na Avenida Paulista, em São Paulo, trouxe um lado pouco conhecido do então editor da TV Cultura pelo público em geral: Vlado, como é carinhosamente chamado pela família e amigos, sonhava em ser cineasta.
Fotografias, reportagens e depoimentos reconstruiram parte da história de vida do jornalista morto em 1975 pela Ditadura Civil Militar (1964-1985) e que, por isso, tornou-se “uma personagem icônica da História do Brasil e da construção da nossa democracia”.
Com público total de 98,5 mil pessoas, a Ocupação Vladimir no Itaú Cultural foi recorde de visitantes no ano de 2019.
Antes de ser brutalmente assassinado aos 38 anos, ele chegou a ter uma breve carreira pela sétima arte: dirigiu um curta-metragem em 1963 chamado Marimbás, resultado de um curso de cinema com Arne Sucksdorf (o curta foi considerado a primeira fita brasileira a utilizar som direto) e realizou a gerência de produção do curta-metragem Subterrâneos do Futebol (1965), do amigo Maurice Capovilla. Ele também fez o início do roteiro do filme Doramundo – que só viria a ser filmado depois de sua morte por João Batista de Andrade.
Além do espaço expositivo, a Ocupação disponibilizou gratuitamente uma publicação impressa para os visitantes, além de uma série de conteúdos on-line, como entrevistas em vídeo com amigos e familiares do jornalista.
FICHA TÉCNICA
Ocupação Vladimir Herzog no Itaú Cultural
14 de agosto a 20 de outubro de 2019
Concepção Itaú Cultural e Instituto Vladimir Herzog
Realização Itaú Cultural
Curadoria Equipe Itaú Cultural e Luis Ludmer
Textos Carla Borges, Itaú Cultural e Luis Ludmer
Pesquisa Anna Ferrari e Carla Borges
Pesquisa de acervo Equipe Instituto Vladimir Herzog, Ronald Sclavi e Solange Santos
Projeto expográfico Thereza Faria
Projeto de acessibilidade Mais Diferenças
Relações institucionais Ana Helena Curti