A preservação da memória do país é fundamental.
Ex-ministro da Educação, José Henrique Paim
Criado e produzido em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e as áreas de Educação em Direitos Humanos e Memória Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog, o portal Memórias da Ditadura tem como objetivo a divulgação da História do Brasil no período da ditadura militar, visando em especial o público jovem que tem menos referências sobre o período marcado pela tortura, censura, repressão, fechamento do Congresso e por outras restrições à democracia.
Com interatividade e conteúdos multimídia, o portal reúne informações relevantes que possibilitam a aproximação consistente com os fatos ocorridos no período, sob os pontos de vista político, social e cultural – sempre sob a ótica da importância dos direitos humanos e da memória e verdade.
O Portal Memórias da Ditadura tem o objetivo de divulgar a História do Brasil no período de 1964 à 1985 junto ao grande público, em especial à população jovem.
O Memórias da Ditadura alcançou mais de 7 milhões de visitas desde que foi ao ar. Ele é considerado o maior arquivo virtual existente no país sobre a ditadura e serve como referência para pesquisadores, estudantes e público em geral, por reunir de forma organizada um vasto material. Além disso, o Portal conta também com um espaço de apoio e interação entre professores e alunos, o que reforça o caráter educativo do acervo.
Para concretizar esses objetivos, o Portal foi produzido por uma equipe de profissionais desde a área de jornalismo até a de educação, assim como consultores especialistas nas temáticas abordadas.