Evento que acontece em São Paulo irá premiar as melhores produções jornalísticas sobre direitos humanos deste ano e ainda irá homenagear os jornalistas Glenn Greenwald e Patrícia Campos Mello.
A entrega do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será realizada nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo. A cerimônia, aberta ao público, acontece após a 8ª Roda de Conversa com os vencedores, das 14h às 18h. A iniciativa permite que os jornalistas compartilhem os bastidores e o processo de construção das matérias premiadas com o público. O bate-papo é mediado pelos jornalistas, Aldo Quiroga e Angelina Nunes, com coordenação de Sergio Gomes, Marcelo Soares, Ronald Sclavi e Ricardo Matias, com transmissão ao vivo pela TV PUC-SP.
Nesta 41ª edição, recorde histórico do Prêmio, foram inscritos 692 trabalhos com temas que valorizam a democracia e os direitos humanos e que competiram em seis categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Produção jornalística em texto, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em áudio e Produção jornalística em multimídia. Além disso, serão homenageados com o Prêmio Especial Hermínio Sacchetta (in memoriam), Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo) e Glenn Greenwald (The Intercept).
Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
As cinco equipes estudantis vencedoras do 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão também participam da Roda de Conversa e recebem seus troféus na cerimônia de premiação. A edição 2019 recebeu 92 propostas de pauta com o tema A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira. Na categoria especial, o tema foi trabalho infantil na indústria da moda. No total, envolveu 146 estudantes de graduação e 78 professores de 62 diferentes Instituições de Ensino Superior localizadas em 21 estados + distrito federal. As equipes contempladas terão seus trabalhos divulgados no site de suas respectivas escolas, no site e redes sociais do PJJ e de seus parceiros institucionais.
Atualmente, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por 14 instituições: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional; Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Periferia em Movimento e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e Instituto Vladimir Herzog.
SERVIÇO
8ª Roda de Conversa com os ganhadores do 41º Prêmio Vladimir Herzog
Data: 24 de outubro, quinta-feira, às 14h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA – Teatro da Universidade Católica (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP)
Cerimônia de premiação do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
Data: 24 de outubro, quinta-feira, às 20h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA – Teatro da Universidade Católica (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP)